Sargentão
Decidimos fazer este post, um pouco em homenagem ao fantástico trabalho de Scolari.
Um líder nato, um homem sensato com grande poder de decisão. É assim que se caracteriza Luiz Felipe Scolari, mais conhecido por Felipão ou até como Sargentão.
Chegou a Portugal, numa altura em que tinha ganho um dos melhores troféus do mundo desportivo: a Copa do Mundo, como os brasileiros lhe chamam.
O que é certo é que Scolari vinha para Portugal com um objectivo, singrar na Europa conquistando o Euro 2004.
Um ano antes do Euro começar Scolari arranjou um problemazinho, o chamado ''caso Baía''. Baía estava, na altura, num pico de forma invejavél mas Scolari disse NÃO aos portistas. Este caso também fica lembrado pelas várias ''picardias'' entre o Sargentão e o presidente do Porto, Pinto da Costa.
Chegava então a prova de fogo para Scolari, o Euro.
Portugal, começou mal no Euro perdendo o primeiro jogo do grupo frente á Grécia, e Scolari também já era mal desejado. A verdade é que Scolari conseguiu unir os portugueses e criou um dos melhores meses na história portuguesa. O Euro foi passando e Portugal não consegue vencer a final frente á Grécia.
Mesmo assim, Portugal viveu momentos inesqueciveis á custa de Felipão.
Próximo objectivo de Scolari, vencer o Mundial na Alemanha com Portugal.
Mais uma vez Scolari, criou um clima fantástico de felicidade em Portugal levando a Selecção ás meias-finais do Mundial.
Mas, o melhor veio de Gilberto Madaíl, que dias depois da excelente prova portuguesa no Mundial, anunciara o prolongamento do contrato de Felipão.
Scolari, agora, vai tentar fazer o que não conseguiu em 2004, vencer o europeu.
Scolari também vai ficar na história da Selecção pois conseguiu fazer a chamada ''nova era''. Esta ''nova era'' pode, ainda, dar muitos títulos a Portugal.
Eu apenas quero que o Sargentão fique por muitos anos no país lusitano.
Diogo Sousa
Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.