HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 31 de outubro de 2007
BIOGRAFIAS: MLS, ''O Soccer Americano''


Há duas semanas o Mestres do Futebol criou um novo espaço. Um espaço dedicado a biografias. A primeira Biografia MF foi sobre Marta, ‘O Pele das Saias’.
Esta semana a Biografia MF será sobre a Major League Soccer (MLS), a Liga de Futebol Americano.

A Major League Soccer, mais conhecida por MLS, é a Liga de Futebol Americano que corresponde á primeira divisão em Portugal. A MSL faz parte da U.S Soccer que é uma espécie de Federação, tal como a Federação Portuguesa de Futebol.

A MLS foi fundada no princípio dos anos 90 em 1994 pela U.S Soccer, que prometeu criar a MLS, se o Mundial de selecções de 1994 fosse nos E.U.A e assim aconteceu. O Mundial de selecções foi nos E.U.A e por isso a MLS nos Estados Unidos estava criada.
No entanto só se começou a jogar em 1996 e com apenas 10 equipas.

A MLS estava determinada em ser diferente e até criou novas regras. Uma dessas regras foi a diferença no relógio tradicional no futebol. Nos tradicionais jogos de futebol o relógio começa no 0.00 e acaba aos 90 minutos com os minutos de desconto e as bolas paradas incluído. Porém a MLS criou um relógio que retarda, ou seja, um relógio que está no minuto 90 e depois começa a andar para atrás, e quando atinge o 0.00 termina imediatamente o jogo. Era como uma espécie de ‘’relógio NBA’’. Na realidade, e depois de tanta polémica em torno deste relógio, a MLS decidiu, em 2004, voltar ao relógio normal.

Na MLS, em todos os clubes, os jogadores recebem um salário, todo ele semelhante, entre eles. Chama-se a isso o ‘’tecto salarial’’. Esse ‘’tecto salarial’’ permite que não haja clubes com jogadores mais caros (elevado salário) e por isso há um grande equilíbrio entre todos os clubes. A verdade é que em 2006 surgiu o ‘’problema Beckham’’. O presidente dos LA Galaxy, Alexi Lalas, estava disposto a oferecer muito dinheiro a Beckham, mas com a medida do ‘’tecto salarial’’ o inglês estaria privado de vir para os E.U.A. Foi então aí que a MLS criou a ‘’Designated Player Law’’ que permite aos clubes terem 1 jogador, apenas 1 jogador, que ultrapasse o ‘’tecto salarial’’. Esta é uma boa medida e até podia ser implementada no resto do mundo, não fosse o futebol da actualidade um autêntico negócio onde os jogadores recebem salários astronómicos.

Foi também em 2006 que a MLS, em conjunto com a Liga Mexicana de Futebol, criou um torneio chamado SuperLiga. A SuperLiga é um torneio entre 4 equipas da MSL e 4 equipas da Liga Mexicana de Futebol que competem, entre si, por um prémio de 1 milhão de dólares.

A MLS ficou com grande destaque depois da chegada de David Beckham. O Inglês que conseguiu um feito histórico. É o jogador mais bem pago do mundo e o jogador com o salário mais elevado na história da MLS. Tem um contrato de 250 milhões de euros em 5 épocas.
No entanto a MLS ganhou Beckham mas perdeu Freddy Adu que era, até então, o jogador mais bem pago na MSL e ainda o mais conhecido. Adu que era o único jogador da MLS que fazia as inúmeras campanhas públicitárias nos E.U.A e até foi beijado pelo rei, Pelé. Como muitos de vocês sabem Adu está agora no Benfica, mas, claro, sem o mesmo carisma que tinha na Liga Americana.

A MLS veio revolucionar o futebol nos E.U.A, no entanto está muito aquém de desportos como a NFL (espécie de rugby) a NBA ou a NHL (hóquei em gelo).

Campeões da MLS:

1996: DC United
1997: DC United
1998: Chicago Fire
1999: DC United
2000: Kansas City Wizards
2001: San José Earthquakes
2002: Los Angeles Galaxy
2003: San José Earthquakes
2004: DC United
2005: Los Angeles Galaxy
2006: Houston Dynamo
2007:


Fique com este vídeo que demonstra o futebol jogado na MLS:

Etiquetas: ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 20:30 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2