HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quinta-feira, 29 de novembro de 2007
BIOGRAFIAS: Garrincha, ''O Anjo das Pernas Tortas''


Manoel do Santos mais conhecido por Mané Garrincha ''O Anjo das Pernas Tortas'', nasceu a 18 de Outubro de 1933 em Magé, Brasil. Os dribles eternos e as suas pernas tortas fizeram dele um dos melhores futebolistas de sempre e é considerado o melhor médio ala direito de sempre. Os Mundiais de 1958 e 1962 fizeram-lhe despertar para o sucesso e aí já era reconhecido como um dos melhores, a par de Pelé.

Garrincha começou a jogar com 14 anos no clube da terra natal, no Esporte Clube de Pau Grande. Porém o seu talento despertava os melhores clubes brasileiros e o Botafogo contratou-o. Uma das curiosidades do seu primeiro treino, no clube do Botafogo, foram o dribles que Garrincha fez a , na altura já era consagrado, Nílton Santos.

Apesar do seu talento inquestionável, Garrincha pouco mais fez do que ficar em clubes do Brasil e apenas conseguiu mostrar esse talento nos Mundiais que fez ao serviço do Brasil.
Jogou sessenta partidas pelo Brasil entre 1955 e 1966. Em todos os seus jogos, participou de apenas uma derrota (de 3 a 1 para a Hungria na Copa de 66). Uma das curiosidades é que com Garrincha e Pelé a jogar ao mesmo tempo, o Brasil nunca perdeu.

O carismático jogador recebeu a alcunha de Garrincha pela sua irmã que se inspirou no nome, associando a um pássaro muito raro numa região de Petrópolis que tinha esse mesmo nome, Garrincha.

Garrincha possuia uma deficiência física, tinha as pernas tortas. Numa perspectiva frontal, por exemplo, a sua perna esquerda era 6cm mais curta que a direita e a perna esquerda era flexionada para o lado direito. A a perna direita, apresentava o mesmo desenho, flexionada. Ruy Castro, escritor que fez uma biografia sobre Garrincha, afirma no seu livro que o brasileiro já teria nascido assim, mas há vários depoimentos no sentido que tenha sido sequelas de uma poliomielite.

O eterno jogador, acabou a carreira com 33 anos, pobre, sem dinheiro, afundou-se no álcool e acabaria por morrer a 20 de Janeiro de 1983.

Garrincha era um extremo direito de qualidade impressionante, era um Deus do futebol e o seu carisma lembra-nos a todos o que é este desporto do Futebol. Carlos Drummond de Andrande, poeta brasileiro, exprime a força fantástica d' O Anjo das Pernas Tortas:

''Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios.''


Veja uma reportagem de um canal de TV brasileiro, a TV Record, onde retrata a vida de Garrincha. Uma reportagem que vale a pena ver:

Etiquetas: ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 20:14 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2