HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Portugal consegue feito inédito nas provas da UEFA
Pela primeira vez na história das competições europeias Portugal vai chegar ao mês de Fevereiro com quatro equipas ainda em prova. A vitória do Sp. Braga sobre o Estrela Vermelha e o consequente apuramento dos minhotos para os 16 avos-de-final possibilitou este feito inédito, depois de Benfica e Sporting terem conseguido os «serviços mínimos» - isto é a passagem da Liga dos Campeões para a segunda competição do calendário - e de o F.C. Porto ter vencido o seu grupo, entrando por isso nos oitavos-de-final da prova-rainha de clubes.

Com um contingente de sete equipas à partida, graças à entrada do U. Leiria via Taça Intertoto, Portugal chega a esta fase com mais de metade dos representantes ainda em acção. Só Inglaterra (sete equipas), Espanha e Alemanha (seis cada) chegam a Fevereiro em melhor situação. O início de época foi complicado e dificultou as contas do ranking pelo facto de os pontos serem a dividir por mais equipas. Mas a recuperação está à vista e a possibilidade de atingir novamente o sexto lugar da tabela (actualmente ocupado pela Roménia, que não vai pontuar mais esta época) volta a ser real. Para tal é preciso que os quatro representantes totalizem oito vitórias nas próximas eliminatórias, desde que pelo menos duas equipas cheguem aos quartos-de-final.

O melhor desempenho luso a este nível tinha sido a passagem de três equipas às rondas de Fevereiro: aconteceu no ano passado, com F.C. Porto (Liga dos Campeões), Benfica e Sp. Braga (Taça UEFA), e também em 2004/05, com F.C. Porto (Liga dos Campeões), Benfica e Sporting (Taça UEFA).

in "Mais Futebol"

Etiquetas: , , , , ,

Diogo Sousa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 12:11 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2