HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Futebol Jovem - Uma história que nos faz pensar...
Sei que algumas pessoas gostariam que esta crónica dedicada ao futebol jovem fosse utilizada para referir os nomes dos futuros ronaldinhos, messis, maradonas etc... prometo que um dia irei dizer nomes de jovens que na minha opinião reúnem diversas qualidades que os podem conduzir a esse sucesso.

Esta semana tive uma conversa com um pai de um jovem atleta que acompanha sempre o seu filho e que é muito interessado na sua actividade desportiva. Essa conversa recordou-me uma história que eu, há uns tempos atrás, tinha lido.

Tom Tutko, o conhecido psicólogo americano, regressava a casa com o filho, depois de o ter acompanhado num jogo de futebol. A derrota que a equipa acabara de sofrer fez com que ele, enquanto especialista de psicologia, sentisse necessidade de dizer algo.
"Sabes João, 50% das equipas que entram num jogo de futebol perde; por isso a derrota é um resultado perfeitamente normal!"
Da parte do filho não sentiu qualquer reacção.
"Lembro-me bem, quando tinha a tua idade, de um dia ter participado numa competição que gostava muito de ganhar, e depois, ao não conseguir esse resultado, ter ficado muito triste", insistiu ele tentando acarinhar o filho com as suas palavras!
Perante tal insistência, o filho aproximou-se dele, pôs uma mão à volta do pescoço do pai e disse-lhe: "Não estejas preocupado...!"
Tutko entendeu, nesse momento, que quem estava mais perturbado com o resultado do jogo era ele... e não o filho!

O desporto jovem deve servir para os jovens retirarem satisfação por se relacionarem e criarem amizades com outros jovens, sejam eles companheiros ou adversários nesse momento. Também deve servir para melhorarem as suas capacidades e por via disso melhorar a sua auto-estima e assim continuarem interessados pela prática desportiva. Não quero com isto dizer que devemos esquecer de incutir nos jovens o desejo de serem melhores e de vitória, mas não deve ser essa a nossa maior preocupação enquanto treinadores e pais.
.
Até para a semana!
Ricardo Damas - http://futjovem.blogspot.com/

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 14:30 | # este post | # Comentários de mestre (3)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2