HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Futebol Jovem - Uma questão de atitude.
Em primeiro lugar, queria pedir desculpa pela minha ausência estas duas semanas, mas tive um problema informático que me impossibilitou o acesso à internet e consequentemente não pude realizar a minha crónica semanal.

É muito habitual ouvir dizer “aquele atleta não tem atitude”. Mas o que é ter uma boa atitude? Para mim devemos discutir esta questão quando o atleta ainda é jovem. Para além dos aspectos técnico-tácticos e aspectos físicos, a atitude deve ser ensinada e treinada como se se tratasse de uma qualquer outra técnica. Eu sou da opinião que as pessoas, especialmente os jovens, aprendem melhor seguindo um bom exemplo, do que através das palavras que lhes sejam ditas sobre a maneira correcta de agir.

Os jovens que vivem com as criticas constantes do treinador… aprendem a censurar.
Os jovens que vivem com a hostilidade do treinador, pais, dirigentes… aprendem a ser conflituosos.
Os jovens que vivem com treinadores que os ridicularizam… aprendem a ser envergonhadas e a sentir-se culpados.

Uma má atitude, tal como uma técnica mal aprendida, é com toda a certeza mais difícil de corrigir, por isso não compreendo como os dirigentes deste país escolhem para treinar as suas camadas jovens técnicos que utilizam um tipo de linguagem que nem os adultos devem ouvir, que incentivam os seus jovens a magoar os adversários.

Foi isto que presenciei num jogo recentemente, um treinador, que tinha no mínimo mais 15 anos do que eu, esteve constantemente a criticar os seus atletas, no final do encontro protestou com tudo e com todos. Agora como será o modelo que estes jovens estão a adquirir? Como serão as suas atitudes para o resto do campeonato e para o resto da vida?

Resumindo, sou da opinião que para o treino de jovens os requisitos não devem ser os mesmos que os de uma equipa sénior, são necessários técnicos com algumas competências pedagógicas e didácticas, mas o que pedem as associações de futebol? Que paguem os cursos de treinadores por elas realizados onde não se fala dessas questões….

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 15:18 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2