HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Futebol Jovem - Declarações da Secretária de Estado
Esta semana resolvi juntar-me à polémica que se instalou devido às declarações da Secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz.

A secretária de estado afirmou que "as escolinhas de futebol são uma das razões para o abandono escolar em Braga", onde, "para além de questões como a negligência dos pais e o abandono escolar", aquelas recebem "muita atenção" porque "as crianças não podem trocar a escola por locais onde aprendem a jogar futebol".

Será que ninguém lhe disse que as escolas de futebol funcionam depois de terminarem as aulas? É ridículo dizer que faltam às aulas para irem para as escolas de futebol. Por exemplo a escola de futebol onde eu trabalho é para miúdos desde os 5 aos 14/15, miúdos que estão dentro da escolaridade obrigatória, só mostra que a Sra. Secretária não está por dentro do assunto das escolas de futebol, devia procurar informar-se melhor em vez de perder tempo a dar entrevistas para criticar.

Idália Moniz continua dizendo que "Havia um conjunto de sinalizações que correspondiam a meninos que tinham absentismo escolar e, ao mesmo tempo, frequentavam escolinhas de futebol. A Comissão (de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Braga) desenvolveu um projecto com as escolinhas e hoje são os próprios treinadores que os sensibilizam para não faltarem à escola".

Eu acredito que a maioria dos treinadores já sensibilizavam os jovens para a importância da escola, mas mais uma vez eu reforço nenhum miúdo falta às aulas para ir para uma escola de futebol, que pais deixam isso acontecer pensando que o miúdo vai ser jogador quando está numa escola de futebol? Nem quando estão nos clubes grandes, onde têm mais hipóteses de singrar no mundo do futebol isso acontece. Na minha humilde opinião, em vez de tentarem atribuir as culpas para as escolas de futebol, podiam tentar perguntar aos miúdos porque não gostam de estar na escola, provavelmente ficariam com uma visão mais clara do que se passa na realidade.
.
Idália Moniz ainda usou o seu caso pessoal para falar deste tema, "Tenho um filho que joga andebol no Belenenses e sei que a secção de Andebol faz depender as convocatórias do aproveitamento escolar".

Parabéns à secção de Andebol por esta atitude, mas será que ela foi perguntar às restantes secções desse e de outros clubes o que costuma fazer?

Segundo a governante, o que acontece é que "algumas crianças que faltam às aulas frequentam escolinhas de futebol" e, como há "um interesse comum", é importante encontrar-se "uma forma de as cativar".

Claro senhora secretária peça ajuda a outras pessoas/entidades para resolver os problemas que a sua secretaria e ministério da educação não consegue. Numa coisa tem razão é preciso cativá-las para a escola, agora não peça aos treinadores para fazer isso, essa é a sua competência. Eu até acho que neste momento os miúdos ficam tempo de mais na escola, têm muitas actividades depois das aulas e muitas eles nem gostam de fazer, os governantes deste país pensam que quanto mais tempo os miúdos ficam na escola mais aprendem, eu acho que é errado. Deixem os miúdos socializarem, eles precisam de tempos livres para gozar a juventude, assim também se aprende e muito.
.
Até para a semana!

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 11:06 | # este post | # Comentários de mestre (2)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2