HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 28 de março de 2008
BIOGRAFIAS: Héctor Scotta, ''El Gringo''

Já há algum tempo que pensava em fazer uma biografia mas, e apesar de tantos jogadores neste universo do futebol, nenhum jogador me chamou a atenção.
Até que ontem, quando estava a ver um programa na Sport tv, vi uma pequena reportagem sobre Héctor Scotta, El Gringo, e decidi escrever sobre ele.


Quando se fala em futebol argentino vêm-nos á memória, para além de Maradona, avançados. Avançados com grande facilidade em marcar. Vêm-nos á memória jogadores como Di Sétafano, Mario Kempes ou até mais recentemente Gabriel Batistuta. Todos eles foram uma página na história do futebol.
Mas alguém se recorda de Héctor Scotta?

Vejamos. Héctor Scotta foi dos maiores goleadores de sempre do futebol argentino e mundial e conseguiu uma proeza inatingível. El Gringo, como lhe chamavam, marcou 60 golos numa só época.

Héctor Horacio Scotta nasceu em 1950 a 27 de Setembro, em San Justo na província de Santa Fé.
Desde cedo Scotta mostrava aptidão para a bola, a forma como a tratava, como dependia dela. Porém, a capacidade de marcar golos revelou-se mais tarde, bem mais tarde.

Scotta começou no seu clube natal, a União de Santa Fé, e nessa altura jogava como médio, o entanto na primeira época marcou, em 23 jogos, 9 golos. Cedo despertou a atenção de clubes maiores, da alta-roda argentina. Foi então aí que El Gringo partiu para o San Lorenzo, um dos grandes da Argentina, famoso por lançar jovens talentos.
A adaptação ao gigante argentino por parte de Scotta não foi nada fácil, aliás, na altura ainda na posição de médio, esteve mesmo para ser dispensado. O técnico do Lorenzo viu nele o que mais ninguém tinha visto, o instinto matador.

Até que, passados os meses de adaptabilidade, Scotta começou a jogar e consequentemente a marcar. Já na posição de ponta-de-lança Scotta, na primeira época, conseguiu 28 golos. Contudo, foi na época seguinte, em 1975, que Scotta bateu um recorde: marcou 60 golos numa só época. Atingiu uma média espectacular de 2 golos por jogo. Foi por essa altura que os adeptos do San Lorenzo lhe apelidaram de El Gringo.

Enquanto o sucesso na Argentina durava, os clubes europeus não perdiam de vista Héctor Scotta e foi então que na época seguinte rumou ao Sevilha.
Em terras espanholas os golos também não paravam e El Gringo continuava na rota dos goleadores.

Mas então com tantos golos, tanto sucesso, como é que Scotta não era chamado á selecção argentina? Pois numa época em que Mario Kempes dava cartas, Scotta era chamado poucas vezes. O próprio jogador admitiu que ficou triste pelo facto de nunca ter jogado um Mundial.
Embora Scotta tenha ido escassas vezes á selecção, quando foi respondeu sempre. Em 8 internacionalizações El Gringo marcou 7 golos. Dizia ele que competia com Kempes, para ver qual deles marcava mais…

Apesar do seu fracasso na selecção, Scotta continuava em alta no que respeita aos clubes por onde passava. Depois do Sevilha, foi a vez do Boca Juniors, até que terminou a carreira em clubes menos cotados do futebol sul-americano.

Quando lhe questionavam se ele era capaz de conseguir marcar os mesmos 60 golos de 1975, nos dias de hoje, ele respondeu: ‘’Não sei, agora não sei, se tivesse Maradona ou Riquelme na minha equipa era capaz de marcar ainda mais!’’

Agora vive em Buenos Aires, gozando a sua reforma, mas esquecido por todos.
Héctor Scotta, o El Gringo que fez 60 golos numa época.

Etiquetas: ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 15:39 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2