HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 26 de março de 2008
Futebol Jovem - Crise no dirigismo.
Esta semana, estive de férias da faculdade, teoricamente é o tempo para se estar sem fazer nada. Sinceramente não concordo com esta máxima, na minha opinião temos de ter sempre algo para fazer, temos de aproveitar/viver a vida. Aproveitei par ler mais um livro, sobre futebol, fui observar alguns torneios, saber um pouco mais sobre outras realidades do mundo do futebol para a crónica “Futebol jovem e o Mundo” que faço no meu blogue, conversei com várias pessoas ligadas ao futebol mas, o que me faz estar aqui a falar, prende-se com uma viagem que fiz.

Para contextualizar melhor este texto, vou falar de algo que algumas pessoas já sabem. Tenho como ambição coordenar o futebol de formação de um clube, possuo inclusive um documento, que vou actualizando constantemente, onde descrevo todo o projecto que espero um dia implementar.

Ora esta semana estive num local onde existem umas condições fantásticas, o futebol jovem mesmo assim continua pouco desenvolvido e sem retirar contributo desses recursos. De quem é a culpa?

Para mim, em Portugal, existe uma crise no dirigismo, seja na federação, associações, clubes e até mesmo nas câmaras municipais que não podem deixar que instalações como as que vi estejam ausentes de qualquer dinamização.

Há uns tempos atrás, o Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, Associações de Futebol e vários Municípios assinaram protocolos relativos à instalação de trinta e sete “Mini-Campos Desportivos” nos Distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Através dessa medida, mais de cem infra-estruturas destinadas ao fomento da actividade desportiva infanto-juvenil e à generalização da prática do exercício físico foram instaladas em todo o país.

Entre as mais de 500 candidaturas enviadas pelos municípios (com parecer prévio das Associações Distritais e Regionais de Futebol e do Instituto do Desporto de Portugal), os locais dos novos recintos desportivos foram seleccionados tendo a preocupação de incluir várias zonas carenciadas para que o projecto contribua para a inclusão social de crianças e jovens mais desfavorecidos.

Mas isto não chega, é preciso dinamizar estes espaços, é preciso escolher pessoas competentes para estar à frente dos mesmos que tenham ideias e vontade de trabalhar. Todas as entidades irão retirar frutos desse trabalho.

Até para a semana!
Ricardo Damas

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 11:48 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2