HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 19 de março de 2008
Futebol Jovem - É necessário competência...
A Selecção Nacional Sub-17 jogou, ontem, o último jogo do Torneio de Elite diante da República da Irlanda. Era o jogo que iria decidir o apuramento para o Campeonato da Europa Turquia 2008. Portugal partiu para este jogo no primeiro lugar no grupo mas, a derrota (por 2-0) registada na partida impossibilitou a qualificação para a fase final do Europeu.

Esta é uma geração repleta de jogadores com o talento enorme como por exemplo Cédric Soares, Nelson Oliveira, Nuno Reis, Mário Rui; William, Evandro, Januário, Alex Zahavi (não participou lesionado) e agora também com Lassana Camara, recentemente naturalizado português.

Então o que falhou? Deixámos de ser uma potência no futebol de formação? Não me parece, continuamos a despertar a cobiça dos maiores clubes europeus, ainda esta semana temos um jogador do Trofense, Miguel Ruben, a treinar no AC Milan, curiosamente este atleta nunca foi à selecção e mais curioso ainda é o seu escalão ser sub-17, não conheço o jogador, não sei se tem valor suficiente para representar a selecção mas pelos vistos tem o suficiente para despertar o interesse da equipa italiana.

No inicio desta época, depois da fraca prestação no mundial sub-20 e europeu de sub-21, a federação sofreu uma remodelação na sua estrutura. Em comunicado referiu, “Estas alterações enquadram-se numa nova abordagem que a FPF irá fazer no que diz respeito ao futebol de formação, representando um importante investimento para que os resultados continuem a aparecer. Apesar de as nossas Selecções terem vindo, na sua generalidade, a cumprir o objectivo de marcar presença nas fases finais das grandes competições, sentimos que era importante dar um novo fôlego às nossas formações jovens e fizemo-lo, não só aproveitando os recursos humanos de qualidade já existentes, mas também chamando treinadores que, pela sua experiência, pelas competências técnicas que adquiriram e pelo passado ao serviço das Selecções Nacionais nos dão expectativas de realizarem um trabalho sério e competente”. Essas pessoas que entraram foram Ilidio Vale e Emilio Peixe.

“Por outro lado, com esta remodelação, alcançámos um propósito que era o de criar um comando único no Departamento de Futebol e Formação (DFF), que terá na pessoa de Carlos Godinho o seu coordenador geral, aglutinando todas as selecções, desde o futebol profissional até à formação”. Carlos Godinho viu as suas competências alargadas, com a coordenação de todo o futebol da FPF, e não apenas do profissional, como acontecia até aqui.
.
Carlos Godinho disse na altura, “o novo organigrama é uma tentativa de sistematizar toda a estrutura do futebol jovem. Tentámos optimizar os recursos humanos que temos, entregando grupos de Selecções a treinadores com reconhecida competência e capacidade técnica”. Lembrou, ainda que “a mudança não quer dizer que não tenhamos tido bons resultados. Nos últimos 20 anos, tivemos cerca de 40 lugares de honra nas provas oficias da FIFA e da UEFA nas quais participámos. No entanto, é natural que queiramos fazer mais e melhor e que não deixemos de estar na vanguarda do futebol jovem a nível mundial”,.

Quanto a metas, o Coordenador do Departamento do Futebol e Formação da Federação tinha ideias bastante claras: “Os principais projectos e objectivos no futebol profissional para esta época são a presença da Selecção Nacional - Clube Portugal na fase final do EURO 2008 e uma boa campanha dos Sub-21 na qualificação para o EURO 2009. No futebol jovem, temos a qualificação dos Sub-17 e Sub-19 para as fases finais dos respectivos Europeus, sendo que nos Sub-19 ainda temos por objectivo a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo de 2009”.

E agora? Ainda acham que a remodelação passa por apenas alterar os tachos das pessoas que estavam na federação? O que é necessário, na minha opinião, é ter pessoas competentes, volta Queiroz que estás perdoado.

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 14:07 | # este post | # Comentários de mestre (2)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2