HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 30 de abril de 2008
Futebol Jovem - Seriedade e Honestidade
Esta semana venho falar de seriedade e honestidade, dois conceitos que, por diversas vezes, estão ausentes no nosso país e também no futebol jovem.

Como costumo dizer, treinar jovens poderá ser também um risco e, tanto maior é o risco quanto mais impreparados, os intervenientes no processo estiverem. Assim, é essencial existir seriedade no trabalho que fazemos, temos de nos dedicar ao que fazemos. Uma das razões que me levou a começar a escrever, primeiro no meu blogue, depois em colaboração com outros espaços entre os quais o Mestres do Futebol, foi por tudo o que isso implicava. Como gosto de ser sério naquilo que faço, dedico a cada texto que faço algum tempo, seja para pesquisa de literatura da especialidade, conhecer novas realidades, seja para realmente pensar no porquê das diversas situações.

Há textos, livros fantásticos que gosto de ler e que podia utilizar, mas como disse gosto de pensar nas coisas, gosto de ter um espírito critico, não devemos aceitar tudo como verdades absolutas. Assim, não me parece sério nem honesto copiar textos, exercícios, ideias, etc. e utilizá-los como se fossem da nossa autoria, não há fórmulas mágicas, as coisas que consideramos boas podem não estar adaptadas à nossa realidade, por exemplo, a maneira de ser daquele treinador pode não ser a mais adequada para aplicar na minha equipa nem aos jovens com que estou a lidar.

Temos de ser honestos para os miúdos, eles não merecem a nossa falta de seriedade e preparação, não podemos aproveitar o que os outros fazem, algumas vezes com esforço, para parecermos algo que não somos.

Ultimamente também é visível a alteração de postura de diversos treinadores e dirigentes, que agora, constantemente, fazem declarações polémicas. Claro que se os questionarmos eles nos dizem, o Mourinho também é assim e é considerado dos melhores técnicos do Mundo. É verdade, mas essa é a sua maneira, sempre teve essa postura, agora sinceramente muito utilizam essa estratégia para disfarçar a sua falta de competência.

Resumindo vamos todos tentar ser sérios e honestos naquilo que fazemos!

Até para a semana
Ricardo Damas

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 14:50 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2