HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

domingo, 18 de maio de 2008
A festa do Jamor
Sporting e FC Porto disputam no Jamor a final da Taça de Portugal (17h00, SIC), terminando assim a época da mesma forma como começaram. Com o Sporting a procurar vencer a competição pelo segundo ano consecutivo, o FC Porto vai tentar conquistar a «dobradinha» e procurando também igualar o Sporting no número total de troféus conquistados. Os grandes ausentes deste jogo são, pelo lado do Sporting, Liedson e Bosingwa pelo lado do FC Porto.

Nesta que é a segunda final consecutiva do Sporting na Taça de Portugal, os leoninos têm a hipótese de conquistarem o bis na competição, o que levaria Paulo Bento a ganhar um lugar no lote de treinadores que conquistaram o troféu em duas épocas consecutivas. Ciente disso, Paulo Bento admitiu que o favoritismo está do lado FC Porto, mas que o Sporting tudo fará para contrariar esse favoritismo.

Mas na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, Paulo Bento declarou que «Em termos do que vai da Supertaça até ao jogo de amanhã houve percursos diferentes nas mais diversas competições em que as duas equipas tiveram. Não me parece que esse trajecto das equipas, em qualquer uma das competições, vai ter influência no jogo de amanhã». Na opinião de Paulo Bento o jogo vai ser equilibrado, com o Sporting a entrar com «uma determinação e vontade muito grande em defender um troféu que conquistou. Nos últimos anos foi o primeiro troféu do Sporting, o primeiro que conquistámos juntos e o primeiro para muitos jogadores que estão no plantel. Isso serve de tónico de confiança, sabendo que do outro lado vai estar uma grande equipa. É o campeão nacional mas, como disse, também não é esse factor que vai ter grande importância no jogo de amanhã. Vai ter sim a organização, a competitividade e depois, claro, o talento que num jogo equilibrado pode decidir».
Para o FC Porto o grande objectivo é a conquista da «dobradinha», para juntar ao campeonato já conquistado a vitória na Taça de Portugal. Para tal, Jesualdo Ferreira promete um FC Porto a lutar pela vitória até ao limite, mas sem nunca assumir o favoritismo. «Numa final não há favoritos, mas sim duas equipas decididas a ganhar. É um jogo completamente diferente dos anteriores. O primeiro foi uma Supertaça, um jogo com cariz semelhante a este, depois no Dragão e em Alvalade, para a Liga. Os momentos são diferentes, é tudo diferente», referiu o técnico. «Vamos jogar para os adeptos que vão fazer uma grande distância e também para os outros espalhados um pouco por todo o País», frisou, garantindo que os jogadores terão de «ultrapassar a fadiga de jogos acumulados há muitos meses».

Em relação à ausência de Bosingwa, Jesualdo Ferreira foi taxativo: «Não foi uma imposição do Chelsea nem uma decisão exclusiva minha. Foi uma decisão tomada em função de um quadro que se apresentou de repente e que obrigava a tomar posições equilibradas, respeitando os interesses do FC Porto, do Chelsea e o clima emocional do Bosingwa». O técnico também garantiu que a equipa está tranquila com o facto do possível afastamento da Liga dos Campeões. «Quanto mais as dificuldades aumentam, mais forte é. Agora surgiu isto e nós vamos continuando a viver, tranquilamente, com a nossa disposição, de que quanto mais as dificuldades aumentam mais fortes somos"afirmou.

Com arbitragem de Olegário Benquerença, as duas equipas vão defrontar-se no Estádio Nacional, onde se espera que haja a verdadeira festa da Taça.

Etiquetas: , ,

Diogo Sousa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 13:16 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2