HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 14 de maio de 2008
Zenit conquista a Taça Uefa



O Zenit conquistou a Taça UEFA batendo a equipa escocesa do Glasgow Rangers por 2-0, num jogo rodeado por um grande ambiente em Manchester. A equipa russa completa assim da melhor forma uma caminhada histórica nesta competição, conquistando pela primeira vez um troféu europeu para o seu historial. Os golos foram apontados por Denisov (aos 72 minutos) e por Konstantin Zyryanov (aos 93 minutos). O Glasgow Rangers, que não mudou em nada a sua forma de jogar, não teve qualidade suficiente para derrotar um adversário que sempre procurou o resultado.


Tal como o esperado o Zenit entrou em campo decidido em tomar conta do jogo, previlegiando a posse de bola enquanto que os escoceses iniciaram a partida como sempre o fizeram nesta competição, equipa recuada e com as linhas bastante próximas umas das outras, esperando sempre pelo erro do adversário. Com a equipa russa a tomar as rédeas do jogo, o Rangers ia apostando tudo nos ataques rápidos e sempre com Darcheville como referência. Contudo era claro que o Zenit era a equipa que mais procurava o golo e ia pressionando o adversário dando ideia que o Rangers não se importava nada com o monopólio do meio-campo conseguido pelos russos. O grande número de escoceses que se deslocaram a Manchester ia celebrando até os lançamentos de linha lateral, conferindo ao jogo um grande ambiente. Foi nesta toada que o intervalo chegou e as equipas foram para os balneários com desgastes diferentes.


Na segunda parte tudo se manteve, e o Zenit realizava todas as despesas do jogo com o Rangers a nao mexer nem um pouco na sua táctica e na sua filosofia. O Rangers estava a conseguir fazer o tipo de jogo que o levou até à final de Manchester, com a equipa bastante organizada na sua defensiva, um meio-campo que defendia muito perto da linha de defesa e com Darcheville sozinho na frente. Pelo seu lado no Zenit o destaque vai para o número 10 da equipa, Andrey Arshavin, que era quem comandava o jogo russo.À medida que o tempo passava ficava a ideia que esta final ia decidir-se num erro ou num golpe de sorte de uma das duas equipas. Quando faltavam 25 minutos para o final iniciou-se os melhores momentos da final. Nesse minuto, Arshavin isola-se, evita a saída do guardião escocês mas o seu remate é cortado em cima da linha de golo por Papac.

Aos 72 minutos o Zenit chega ao tão merecido golo, com Denisov a ganhar uma bola no meio-campo e deixa bola para Arshavin, que executa um grande passe para Denisov, que surge diante do guarda-redes adversário e aponta o golo para os russos.Com o golo sofrido o técnico escocês arrisca tudo e muda a táctica de jogo para um estilo mais directo e mais britânico. Claro que este tipo de jogo beneficiava a boa técnica dos russos que sempre que podiam iam conseguindo criar perigo junto da defensiva contrária. Os últimos minutos foram de autêntico desespero para a equipa escocesa e também de muito sofrimento para os russos que iam tentando segurar o resultado até ao fim.Qunado se pensava que estava encontrado o resultado final, no último minuto do tempo de descontos dados pelo árbitro, o Zenit chega ao segundo golo por intermédio de Zyryanov, aproveitando a desorganização da equipa escocesa.

O Zenit fazia assim história conquistando assim pela primeira vez na sua história um troféu europeu, num jogo em que foi a melhor equipa no relvado fazendo assim por merecer a glória conquistada.



Etiquetas: , ,

Diogo Sousa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 21:43 | # este post | # Comentários de mestre (4)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2