HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 25 de agosto de 2008
PASSA A BOLA: Jorge Mendes, o melhor empresário do mundo
Hoje em dia os empresários desempenham um papel fulcral no mundo do futebol. Decidem-se transferências, trocam-se milhões, tudo á volta destes empresários da bola.

Ainda há poucos dias, muitos sportinguistas, e não só, mostraram-se bastante afectados com as declarações de João Moutinho quando este afirmou querer sair do Sporting. Muitos deles contestaram que o seu empresário, Pini Zahavi, agente FIFA, meteu o «dedo» nas tais declarações. E eu, honestamente, concordo. A vontade de Moutinho sair seria mais um ‘’aperitivo’’ para o Everton subir a parada… Exemplos destes são aos milhares por esse universo futebolístico fora.

Embora os empresários da bola possam ter um efeito negativo sobre os jogadores, sabem como ninguém fazer negócios de milhões. Jorge Mendes, outro agente FIFA, que o diga. Esse ‘’Mourinho’’ dos empresários. Ele que é o melhor do mundo.

Jorge Mendes não é um empresário qualquer. É diferente. Com apenas 42 anos, Mendes é o dono da maior empresa de empresários futebolísticos, a Gestifute. É ‘’dono’’ de jogadores como C. Ronaldo ou Pepe e de treinadores como José Mourinho, a quem á bocado fiz a comparação. É discreto, que é fundamental para se fazer um bom negócio. E ele já os fez, ás dezenas!


Conseguiu a proeza de colocar, sucessivamente, de uma maneira completamente pioneira, jogadores do futebol português no futebol inglês, como são os casos de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Anderson ou Bosingwa. E para se ter uma ideia do trabalho de Mendes, em 2004, a maior parte da equipa do FC Porto, a campeã do mundo, era dele.

Diz Jorge Mendes que a inovação foi uma das principais razões para o êxito, como por exemplo: falar sempre pessoalmente com os envolvidos no negócio. Seduz os jogadores como ninguém, para estes ficarem com ele, e elogia os seus ‘’pupilos’’ como ninguém.

Ontem colocou, imagine-se, Danny, no Zenit, por 30 milhões de euros. E agora, faltando apenas uma semana para o fecho do mercado, é ver como o melhor empresário do mundo surpreende tudo e todos com o seu poder negocial, na operação Quaresma. Ou talvez não, afinal ele é o melhor do mundo.

Etiquetas:

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 23:30 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2