HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 8 de setembro de 2008
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS - O valor do dinheiro
O Chelsea era um clube modesto com apenas um título no seu historial inglês. Mas desde que Roman Abramovich apareceu, mais os seus rublos transaccionados, tudo se modificou. Uma equipa de sonho, vários treinadores de sonho, e eis um clube a cimentar-se na elite europeia.

O Manchester City apostou em contratações milionárias provenientes dos Petrodólares. Há até quem já acene com 160 milhões de Euros por Cristiano Ronaldo. A concretizar-se seria a contratação mais escandalosa de sempre. O futuro dirá se o Manchester city terá potencial para se afirmar nas elites europeias.

Mas é inegável o facto: um clube de futebol não depende dos jogadores do seu país. Não depende dos treinadores do seu país. Poder-se-ia dizer que dependeria da sua massa adepta na medida em que os números que a compõem trarão mais lucros.

Mas quando aparece dinheiro por motivos alheios ao futebol reparamos que nada disso interessa: contratamos os melhores jogadores, estejam onde estiverem. O melhor treinador esteja onde estiver. Arriscamo-nos a fazer e a construir uma equipa decente e poderemos sustentá-la. E verificamos que à medida que os resultados aparecem mais gente fica entusiasmada e adere a ela.

Um clube de futebol é, pois, uma construção artificial alicerçada acima de tudo no dinheiro. Um negócio claro está. Que gera paixões, sem dúvida. Mas acima de tudo um negócio. E quanto mais paixões e títulos gerar, mais retorno terá. E aí será um bom investimento.

Fica, pois, a questão no ar: quantos milhões seriam precisos para se criar do nada um quarto grande em Portugal que ganhasse o campeonato, se afirmasse na Europa, e começasse à custa dos bons resultados e do entusiasmo continuado, a polarizar adeptos em seu redor rompendo a hegemonia dos três grandes? O Belenenses e o Setúbal ameaçaram no passado. O Boavista e o Guimarães continuaram o trabalho. O Braga parece querer ir pelo caminho. Mas sem euros nenhum deles consegue. De quanto eles precisariam?

Etiquetas:

Musicologo & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 03:15 | # este post | # Comentários de mestre (4)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2