HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 5 de setembro de 2008
CONTROVÉRSIA FUTEBOLÍSTICA: O "Enigma" Aimar
Antes demais, queria desde já agradecer o convite que me foi endereçado para poder participar neste excelente blog.

Tentarei abordar diversos temas, diferentes abordagens, com pontos de vista mais ou menos polémicos. Importante referir que sou benfiquista, mas isso não me impede de elogiar adversários nem de criticar o meu próprio clube quando penso que há razão para tal.

É pois neste contexto que venho abordar o enigma Pablo Aimar.
O argentino chegou a Portugal e mais concretamente ao Benfica com um estatuto de grande vedeta internacional e mais parecendo o salvador da pátria encarnada.
Para isso muito contribuíram as declarações de Rui Costa, o qual considerou o argentino como um dos 3 melhores nº10 do mundo ( ou outros seriam Deco e Riquelme) e a própria imprensa que tem tratado “pablito” nas palminhas das mãos.

A meu ver, Aimar não justifica tal estatuto, não justifica tamanha protecção. É um bom jogador sim, mas não é nada de especial. Será o típico argentino que tendo feito meia dúzia de jogos no River Plate é logo elevado a estrela. Quem joga no River Plate ou no Boca Juniors faz alguns jogos com qualidade e então se tem a sorte de Maradona dizer algumas palavras elogiosas, logo passa a valer milhões e há sempre um clube da Europa que perde a cabeça e paga balúrdios.

Quem não se lembra de casos como o de Saviola, Higuian, D´Alessandro, Palermo, Gonzalez, Riquelme, Gago, Banega, Ibarra, Macherano, e tantos outros que acabaram por ser contratados por clubes de menor expressão ,mas que custaram mais de 5 milhões. Ainda agora falavam de um tal Buonannote do River para o Benfica e que custava 7 milhoes e de tal de Escudero o qual também custava uma pipa de massa.

Aimar foi um desses, e se formos objectivos, vemos que foi para Valência e falhou, foi para Saragoza e falhou e veio agora o Benfica e tem desiludido e acredito plenamente que continuará a desiludir.
Para já não é um número 10. É uma espécie de João Vieira Pinto mas não tem nem de perto nem de longe a capacidade de finalização que tinha o “pequeno génio”.
Não vindo nem muito atrás para ajudar o meio campo, nem ajudando o ponta de lança, acaba por não ser nem carne nem peixe. Anda por ali! Fisicamente é uma nódoa! Tacticamente……………

Dá então vontade de perguntar: o que fazer com Aimar?????!! Jogando um pouco atrás do avançado seria a melhor posição para ele, mas o seu rendimento não tem convencido. Jogar como médio centro, não dá pois não defende e como disse anteriormente não tem cultura táctica. Entrar a partir da meia direita seria uma opção a eventualmente testar, mas isso implicaria ter um defesa direito que fizesse todo o corredor, coisa que claramente Maxi Pereira não faz. Nélson fazia…….

Felizmente…..lesionou-se!! Vem aí um Benfica – Sporting e assim poderemos ter uma dupla formada por Cardozo e Suazo. Agora sim!!

Etiquetas: ,

Carlos Miranda & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 00:57 | # este post | # Comentários de mestre (14)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2