HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 12 de setembro de 2008
CONTROVÉRSIA FUTEBOLÍSTICA:"O Enigma" - Di Maria



Os argentinos estão definitivamente na moda, e esta semana volto abordar um argentino do Benfica: falo de Di Maria.

Di Maria (ou para alguns Di Magia) chegou o ano passado ao Benfica com a suposta missão de fazer esquecer Simão. Vindo da Argentina com o titulo de campeão do mundo de sub-20 no bolso e tendo custado 9 milhões de euros por cerca de 80% do seu passe.

Eu confesso que nunca o tinha visto jogar, nem sequer tinha ouvido falar no seu nome. As primeiras imagens que vi dele, foi assim que assinou pelo Benfica, tendo visto algumas coisas no youtube e algumas imagens já dele no campeonato de sub-20. Assim que vi, fiquei entusiasmado! Pensei logo, está ali….magia!! A expectativa era portanto grande!

Veio então para o Benfica, não tendo tido férias e estando desgastado ainda mais pelo referido campeonato do mundo de sub-20. A pressão para substituir Simão era muita, e havia ainda a confusão interna no Benfica com a saída de F.Santos e a entrada de Camacho. Ao mesmo tempo emergia…Cristian Rodriguez (que hoje em dia nem o posso ver à frente, mas que é de facto um belo jogador) e isso dificultava como é obvio a integração do argentino.

Inexperiente, frágil fisicamente, inadaptado ao futebol europeu, Di Maria nunca conseguiu impor-se no 11. Jogava a espaços, tentava fazer tudo sozinho, como que querendo lutar contra o mundo. Para mim, Di Maria sempre teve algo de ….Mantorras!! Digo isto , porque sempre que vejo Di Maria pegar na bola, acredito que dali poderá sair algo mágico! Eu acho que este argentino tem uma qualidade fantástica! Se calhar o facto de ser um esquerdino nato tb ajuda (o Benfica que desde Pacheco e…. Futre, não tem um grande extremo de raiz esquerdino com qualidade) a criar essa expectativa.

Na minha forma de ver, a forma de potenciar Di Maria é o 4-3-3. Jogar em 4-4-2 é asfixiar este talento. Obriga-o a defender muito, a desgastar-se e perde liberdade. Jogar como faz por exemplo Messi no Barcelona ou Quaresma no Porto é que dará a Di Maria os meios para que este possa explodir de vez.

Tem jogado de forma brilhante pela Argentina, tendo agora inclusivamente chegado à selecção principal. Obviamente a cotação sobre em flecha o que vem de encontro sobre o que falei em relação a Aimar, isto é, pode não fazer nada de especial no seu clube, mas se é elogiado por Maradona ou se vai à selecção, passa a ser cobiçado por todos os tubarões do futebol europeu.

Eu adorava ver Di Maria explodir no Benfica. Acredito que tem tudo para ser um dos melhores do mundo. Mas com os números que se falam…..é difícil resistir a não vender! É um verdadeiro dilema! Por 25 milhões vendia claramente. Por 20…..hesitava. Por menos que isso…...nunca!

Etiquetas:

Carlos Miranda & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 10:45 | # este post | # Comentários de mestre (4)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2