HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Futebol Jovem - Qualidade de ensino
Hoje em dia parece-me claro que a sociedade e mais especificamente as famílias estão conscientes da importância do desporto no desenvolvimento dos jovens. Em consequência desta percepção o mercado de oferta cresceu e podemos ver por exemplo escolas de futebol por todo o lado.

Enquanto antigamente eram exclusivamente os clubes que ofereciam esta actividade desportiva de modo organizado, hoje é possível encontrar escolas de futebol numa perspectiva comercial.

Se o crescimento da oferta torna esta actividade acessível a todos, já o facto de acontecer apenas numa perspectiva comercial aumenta o risco da qualidade nem sempre ser a adequada a uma actividade dedicada aos jovens.

Muitas vezes esta situação leva a que não sejam respeitadas algumas regras que devem estar inerentes a uma actividade que visa o desenvolvimento dos jovens, nem as regras associadas a um negócio que deve ser servir o cliente e não explorá-lo para benefício financeiro.

Há ainda o facto de, quem gere estas escolas muitas das vezes não ter a formação adequada para avaliar a qualidade do trabalho que esta a ser realizado, nem segue critérios rigorosos para a escolha da equipa técnica que insere na actividade que está a fornecer ao público.

São diversos os casos que conheço que os treinadores não têm qualquer formação para trabalhar com jovens e o que fazem é tratá-los como adultos em miniatura fornecendo-lhes actividades totalmente inadequadas. Há ainda casos de escolas, onde é suposto os jovens estarem a aprender a jogar futebol, serem entretidos em actividades/exercícios que, ao contrário de visarem objectivos técnico-pedagógicos que visem o seu desenvolvimento, apenas têm por objectivo queimar tempo até ao termo da aula com um professor/treinador pouco motivado ou competente. Não nos podemos esquecer também que muitas vezes podemos estar a por em risco a saúde dos jovens.

Assim, é importante que os pais se informem sobre a qualidade subjacente às actividades onde colocam os filhos e que se mantenham atentos ao trabalho aí desenvolvido.
.
Até para a semana!
Ricardo Damas

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 12:11 | # este post | # Comentários de mestre (3)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2