HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Futebol Jovem - Que exemplo proporcionamos aos jovens?
Confesso que esta semana não sabia do que falar até que num treino ouvi um miúdo dizer um palavrão. Prontamente o reprimi e o fiz entender que aquela atitude não era correcta. Depois do treino pensei neste episódio.

Como podemos exigir aos miúdos que não digam estas palavras se quando vemos um evento desportivo na televisão, particularmente o futebol, normalmente é visível e algumas vezes audível este tipo de palavras ou piores? Sejam essas palavras dirigidas aos árbitros, colegas, adversários ou até como descarga para um lance menos conseguido, no fundo podemos mesmo considerar um acto banal. Pior ainda há quem encare isto como uma normalidade…

Desta forma é normal que estas atitudes se comecem a generalizar, principalmente aos mais jovens, que têm os desportistas como modelos e assim sendo, como um comportamento socialmente aceitável.

Mais grave ainda, como já relatei em outros textos, é este palavrão estar inserido na relação treinador-atleta, muitas vezes como uma forma de marcar a sua autoridade perante os jovens. Tenho para mim que a melhor maneira de mostrar essa autoridade é através da competência técnica e da gestão do relacionamento interpessoal.

Penso que este é um assunto que merecia alguma reflexão por quem de direito, para que os nossos jovens tenho melhores modelos a seguir.
.
Até para a semana!
Ricardo Damas

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 23:32 | # este post | # Comentários de mestre (4)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2