HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Futebol Jovem - Valorização da disciplina
Um destes dias tive uma conversa com um colega que vai iniciar agora um trabalho ligado ao futebol de formação, e, a dada altura, sou questionado como costumam ser tratados os casos de indisciplina nos escalões de formação.

Sou da opinião que a Indisciplina deve ser combatida logo nas camadas jovens, como refere o Prof. Sidónio Serpa, se não o fizermos corremos o “risco de padronização de comportamentos desviantes”.

Mais uma vez importa referir que muitas vezes os jovens são formados tendo por base o futebol sénior isto é, têm de produzir resultados, por isso muitas das vezes “Quando surgem comportamentos de indisciplina, desviantes, os jogadores, se têm um aparente potencial desportivo grande, conseguem que isso seja desvalorizado em função do contributo técnico. Os critérios de desenvolvimento são técnicos”.

Desta forma não estaremos a dar um reforço positivo a uma atitude negativa? Não estão os jovens a sentir-se protegidos já que não há uma punição?

Não quero com isto dizer que os árbitros devem mostrar cartões com mais frequência, aliás nem concordo com isso nos primeiros escalões de competição, mas penso que deve existir uma “punição didáctica”, isto é, que os árbitros tenham conversas com os jogadores, que depois nos relatórios seja referido que aconteceu esta ou aquela situação para que se possa valorizar os clubes mais disciplinados.

Há ainda um aspecto importante, por diversas vezes são os próprios treinadores, dirigentes, pais, etc, que promovem essas atitudes antidesportivas nos jovens que seguem esses modelos…

Assim, penso que é necessária a existência de regulamentos específicos nos escalões de formação que valorizassem o fair-play e a disciplina das equipas. Porque não fazer um ranking do fair-play com a ajuda dos árbitros? Porque não atribuir pontos às equipas que se revelassem mais disciplinadas? Há um site desportivo que elabora um ranking do futebol de formação, será que a disciplina entra nesse ranking ou apenas os resultados desportivos? Será que formar é só resultados desportivos?
.
Até para a semana!
Ricardo Damas

Etiquetas: ,

Ricardo Damas & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 21:09 | # este post | # Comentários de mestre (3)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2