HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sábado, 20 de dezembro de 2008
Lega Calcio - Itália

Siena – Internazionale 1 – 2 ( Kharja / Maicon 2 )

Como foi mencionado por Nelson Motta numa entrevista dada para um canal nacional de televisão internacional e seu respectivo DOMINGO DESPORTIVO/MATCH OF THE DAY os treinadores em que se baseava para a sua aculturação eram, aleatoriamente, Quique Flores, Juande Ramos e José Mourinho. Totaliza assim um mesclado de sistemas de jogo diferentes que se complementam.

Substituições feitas e movimentações tácticas com saídas de Balotelli, Jiménez e Muntari por Figo, Crespo, Quaresma.

Mourinho no seu sistema de jogo 5-3-2/Defensivo-pressing transita em circulação para um 4-3-1-2 e constrói o seu ataque continuado assente num 3-5-2 através da reconhecida rotatividade de plantel e igual rotação posicional.

É possível rever em Zanetti que é de raiz lateral agora joga como trinco e médio interior; Muntari que é trinco e joga muitas vezes em transição como nº10, Bolatelli que joga como falso avançado em termos defensivos vem fazer o papel de médio ala, sem esquecer as suas deambulações ofensivas em que encarna o falso avançado fugitivo em cortes pelos flancos e assim se passa com Figo e Quaresma, porém na perspectiva de incursão interior. Depois temos Mancini, Maicon, Maxwell que fazem as ofensivas relativa ao conceito táctico do 3-5-2 mais latino porém sem associação ao losango.

Pontualmente Mourinho metamorfoseia o seu sistema para um 4-2-4 quando a equipa se encontra em desvantagem e o treinador Luso sente que tem de trazer alguma criatividade e velocidade à sua equipa, na mesma medida que acelera o tempo de jogo. Essa mesma situação pode ser apreciada não só nos gráficos como também no segundo golo do Internazionale representado na foto que segue em anexo.

A Equipa que participou na partida em Siena foi a seguinte:

ST11

2 Córdoba
4 Zanetti
6 Maxwell
8 Ibrahimovic
11 Jiménez
12 Júlio César
13 Maicon
19 Cambiasso
20 Muntari
25 Samuel
45 Balotelli

SUBS.

7 Figo
18 Crespo
22 Orlandoni
23 Materazzi
26 Chivu
33 Mancini
77 Quaresma


Aos 70 minutos, ficou exemplificado como um treinador muda um jogo a partir do banco e demonstra quem realmente sabe fazer como mencionado anteriormente Paul Le Guen no artigo da Taça Uefa. As afinidades de um treinador que cria laços independentemente do seu nível elevado de disciplina e manutenção de treino sectorial, que aborrece alguns jogadores, como sucede no Sporting, dá uma perspectiva e diferencia os grandes treinadores.

O Siena somente tinha um golo sofrido em casa durante toda esta época e o Internazionale foi fora do seu reduto duplicar esse score do seu adversário.

O sistema de jogo defensivo de Mourinho que mescla a escola italiana e continental apimentada de alguns ingredientes exclusivos do próprio tem o seu factor mais eficaz na defensiva em sombra, ou seja, marcação zonal, que efectua o corte virtual da linha de passe, e a marcação homem a homem, ou sem cima do homem que detém a posse da bola adversária.

Ibrahimovic ainda enviou um pelotazo à barra aos 58 minutos depois de Maicon ter aberto o activo aos 34 minutos e Kharja ter empatado justamente quase de imediato para o Siena.

Jogo vai e jogo vem, até que após as alterações estratégicas efectuadas por Mourinho e Maicon marca aos 82 minutos numa jogada confusa, ainda que bem premeditada num fora de jogo tecnicamente claro, mas não assinalado, como demonstra o replay em imagem representativa. E para mostrar o carácter de união, espírito de grupo Maicon e Mourinho correrem juntos para a bancada dos apoiantes Nerazzurri na ponta oposta do seu banco de suplentes.

Mourinho quando as coisas não estão encarriladas encontra-se sempre em pé dando as indicações e orientando o tempo de jogo e precisando o timing e a colocação dos seus jogadores, sendo que o futebol joga-se na ausência da bola e a percentagem na sua vasta maioria das vitórias advém dessa mesma situação.

Com a sua circulação de bola temporizando alta velocidade obteve assim a 8ª vitória consecutiva e afasta-se do segundo classificado. De mencionar a partida excelente que o Siena efectuou e bateu-se de igual para igual com o Internazionale e inclusive dominou a maior parte da partida, factor admitido em conferência de imprensa à posteriori por José Mourinho, o treinador da equipa milanesa.

David Beckham chegou a Milão e a maior máquina de marketing do desporto já criou impacto na transferência mais mediática e sonante da abertura de mercado de Janeiro. Não só fora de campo, mas também dentro de campo, Becks trás carisma e influência à equipa com os seus passes e livres directos. Arranjar-se-á espaço no Milan tal esta estrela?



Etiquetas: , , , , , ,

Nelson Motta & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 21:08 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2