HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

domingo, 15 de fevereiro de 2009
Benfica e Porto entram hoje em acção
Benfica - Paços de Ferreira
Conquistado um ponto no Estádio do Dragão, o que se traduziu na manutenção da distância - atraso de um ponto - para o FC Porto, assim como a igualdade nos confrontos, o conjunto comandado por Quique Flores procura agora, frente ao Paços de Ferreira, rendibilizar o moral ganho na deslocação ao terreno dos portistas. O objectivo do Benfica é alcançar a décima vitória da temporada na Liga Sagres, ao mesmo tempo que aguardará ainda por um possível deslize do FC Porto diante do último classificado da Liga, tentando manter a sequência de jogos sem perder desde a Trofa. Quique Flores mudou então a forma de abordar as partidas - passa os jogos sempre em pé a corrigir os seus jogadores - e teve resultados, pois já lá vão oito jogos sem desaires, o que representa a melhor série de invencibilidade, uma sequência positiva que pode crescer esta noite.

As águias enfrentam um adversário que não vence desde a 15.ª jornada, frente ao Trofense, e que procura manter-se a salvo na luta para evitar a despromoção. Curiosamente, a formação comandada por Quique Flores defronta uma equipa da qual guarda boas recordações, pois o jogo da primeira volta representou a primeira vitória do técnico espanhol no Benfica, após três jogos sem ganhar - empates ante Rio Ave e FC Porto e derrota em Nápoles. Ainda assim, nem tudo foi fácil para o conjunto encarnado, pois o Paços de Ferreira vendeu cara a derrota, tendo sido mesmo a única equipa a marcar três golos na Liga ao clube da Luz. Aliás, apesar de ocupar apenas o 12.º lugar na tabela, a equipa de Paulo Sérgio tem um ataque concretizador, superiorizando-se à maioria dos concorrentes directos.

FC Porto - Rio Ave

Este é o caso em que faz todo o sentido começar a antevisão pelo óbvio. Quando se tenta perceber a diferença entre o FC Porto e o Rio Ave, a classificação apresenta todas as provas possíveis: é o primeiro contra o último e isso poderia ser suficiente para esperar uma vitória óbvia dos portistas no Dragão. Mas, este é também um jogo de detalhes que podem contrariar a tendência natural das coisas. Afinal, é nos jogos em casa que a equipa de Jesualdo tem perdido mais pontos: uma derrota e três empates (tem quatro vitórias). Aliás, os empates foram consentidos nos últimos...três jogos (Marítimo, Trofense e Benfica), havendo o registo de apenas um golo marcado. Parecem problemas a mais para um líder, mas qual é a equipa que não gostaria de os ter se estivesse no topo da classificação?

Para o FC Porto, esta é, aparentemente, a partida mais confortável antes de um ciclo complicado, com a recepção ao Sporting e a deslocação a Madrid como pontos altos. Mais: o histórico do Rio Ave desenha-se à medida das necessidades. Só marcou um golo fora de casa e, aliás, o melhor que conseguiu como visitante foi empatar. Duas vezes. Com o plantel remodelado no mercado de Inverno, Carlos Brito já recolheu frutos com a vitória conseguida no último jogo, frente à Académica, em casa.

Este jogo tem atracções suplementares para os adeptos da casa. Edson e Candeias, emprestados, poderão mostrar serviço a Jesualdo. Depois, será interessante apreciar o rendimento de Miguel Lopes, reforço do FC Porto para a próxima temporada.

Etiquetas: , , , , ,

Diogo Sousa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 12:11 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2