HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

domingo, 22 de fevereiro de 2009
DERBY: Leão vence e continua na luta

O Sporting venceu o Benfica, por 3-2, e relançou-se na luta pelo título, ao igualar os ''encarnados'' na classificação. Liedson foi novamente o carrasco benfiquista ao apontar dois dos três golos dos ''leões''.

Com estádio quase lotado, o técnico Paulo Bento decidiu fazer algumas alterações no ''onze'', ao apostar em Grimi e Hélder Postiga e manter Pedro Silva. Por outro lado, Quique Flores lançou a equipa já esperada.

Os da «casa» entraram em campo com mais determinação e rapidez na disputa da bola, enquanto que o adversário pautava pelo nervosismo, que ficou evidente em David Luiz aquando do primeiro golo, aos 11 minutos. O defesa ''encarnado'' inventou em zona proibída com Liedson, o que iria originar um canto. Na sequência desse canto, o ''levezinho'' desfere uma trivela perfeita, que só termina nas redes da baliza de Moreira.

O Benfica entrou mal no jogo, e só aos 24 minutos atacou com perigo a baliza de Tiago, com Yebda, na sequência de um livre de Reyes, a atirar a bola ao poste. Este lance despertou os ''encarnados'' que subiram a produção no jogo e a disputa pelos três pontos começava a surgir. Até que aos 37 minutos, o Benfica chega mesmo ao golo do empate, por Reyes, na marcação de uma grande penalidade a castigar Polga pelo derrube a Suazo.

Três minutos depois, o Sporting reclamam, com razão, mão na bola de Maxi Pereira. O árbitro, Olegário Benquerença, deixou seguir. Assim como deixou seguir, logo aos 5 minutos de jogo, na área dos ''leões'', o ''abraço'' de Rochemback a Aimar.

A etapa regulamentar mostrou um Sporting demolidor, que acabaria por marcar dois golos. Dois minutos apenas foi o tempo preciso para Derlei chegar ao 2-1: passe longo de Polga, e o ''ninja'', com David Luiz mais uma vez mal na fotografia, ao abordar mal o lance, remata forte para bater Moreira.

O segundo golo dos ''leões'' foi o prenúncio do «vendaval» atacante que se viria a seguir, pela parte do Sporting. Após várias ocasiões de golo, os da «casa» chegam (82') ao tão desejado tento. Jogada perfeita do entrado Bruno Pereirinha, onde mais uma vez David Luiz está envolvido no lance, que faz um exímio cruzamento para a cabeça de Liedson, que coroava a sua excelente exibição com o segundo golo na partida.

O Benfica, sem ideias, acabaria por reduzir a desvantagem (90') por intermédio de Cardozo, que responde da melhor forma a um excelente cruzamento de Maxi Pereira. Não foi, ainda assim, suficiente para evitar o desaire em Alvalade.

Com esta vitória, o Sporting continua na luta pelo título, conseguindo um excelente prenúncio para o difícil desafio que se avizinha para a Liga dos Campeões, com o Bayern Munique. O Benfica interrompe assim um série de nove jogos sem perder, sendo que para a próxima jornada recebe o surpreendente Leixões.

FICHA DE JOGO:
Liga Sagres – 19ª jornada
2009-02-21
Estádio José Alvalade

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Bertino Miranda e José Cardinal.

Ao intervalo: 1-1

SPORTING: Tiago; Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Grimi, Rochemback, Izmailov (Tonel, 90+1 m), Moutinho, Vukcevic (Pereirinha, 74 m), Liedson e Hélder Postiga (Derlei, 27 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista; Caneira, Yannick Djaló e Romagnoli.

Disciplina: Cartão amarelo para Polga (36 m) e Rochemback (67 m).
Golos: Liedson (11 e 83 m) e Derlei (48 m).

BENFICA: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, Ruben Amorim (Nuno Gomes, 79 m), Yebda (Di Maria, 58 m), Katsouranis, Reyes, Aimar e Suazo (Cardozo, 66 m).
Treinador: Quique Flores.
Suplentes não utilizados: Quim; Binya, Carlos Martins e Miguel Vítor.

Disciplina: Cartão amarelo para Yebda (8 m), Aimar (44 m), Ruben Amorim (61 m), Reyes (76 m) e Sidnei (77 m).
Golos: Reyes (37 m g.p.) e Cardozo (90 m).

NOTAS MESTRES DO FUTEBOL:
Melhor em campo: Liedson (nota 5); o «levezinho» voltou a ser carrasco benfiquista, ao marcar dois grandes golos, confirmando mais uma vez o estatuto de melhor ponta-de-lança a actuar em Portugal.

Melhor do Benfica: Cardozo (nota 4); numa exibição tão pobre do Benfica é difícil encontrar um destaque, mas o paraguaio entrou muito bem no jogo, ao arrancar sucessivas faltas. Mais tarde, acabaria por assinar um bom golo.

Paulo Bento (nota 5); o técnico sportinguista esteve brilhante na abordagem ao jogo, ao anular as peças-chave do Benfica e actuando sempre no erro do adversário. Na segunda-parte, a entrada de Pereirinha foi fulcral para a confirmação da vitória.

Quique Flores (nota 1); o treinador espanhol esteve muito longe de conseguir aquilo que conseguiu no Dragão, e quando se pedia, aquando do 2-1, um construtor de jogo -Carlos Martins, por exemplo- Quique lançou Dí Maria, que nada fez no jogo. O extremo Reyes jogou os 90 minutos sem o merecer. Devia ter saído.

Olegário Benquerença (árbitro da partida) (nota 2); no campo disciplinar, deixou Liedson cometer demasiadas faltas sem levar cartão amarelo. A nível técnico deixou passar em claro uma grande penalidade a favor do Sporting.


Resumo do jogo:

Etiquetas: , ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 13:14 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2