No principal jogo da 21.ª jornada da Liga Sagres, o primeiro classificado FC Porto e o quarto classificado Leixões encontraram-se em Matosinhos, com os campeões nacionais a derrotarem a equipa da casa com uma vitória esclarecedora por quatro bolas a uma. Com este resultado, os dragões partem com o ânimo em alta para o jogo da segunda-mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões frente ao Atlético de Madrid.O argentino Lucho Gonzalez, aos 23 minutos, de grande penalidade (quarta nas últimas cinco rondas a favor dos azuis e brancos), e o brasileiro Hulk, aos 50, marcaram os primeiros, após ofertas de Hugo Morais e Laranjeiro, respectivamente, e Raul Meireles, aos 66, e o argentino Faria, aos 76, apontaram os restantes.
Por seu lado, Diogo Valente apontou, aos 89, o tento de honra da formação de José Mota, num embate em que o FC Porto teve tempo para escolher quais os jogadores a suspender para a próxima ronda (recepção à Naval 1º de Maio): os eleitos foram Hulk e Fernando, que viram o quinto amarelo.
A formação azul e branca reforçou o melhor ataque da prova (39 golos), ao conseguir o seu resultado mais folgado da temporada, enquanto o Leixões sofreu a derrota mais pesada e a segunda em casa (só havia perdido na primeira jornada - 3-1 com o Nacional, a 24 de Agosto).
O conjunto de Matosinhos, que só havia sofrido nove golos em nove jogos caseiros, já não encaixava quatro no principal campeonato luso desde que foi derrotado por 4-0 nas Antas, pelos dragões... em 1976/77.
Com este triunfo, o FC Porto passou a contar 45 pontos, mais 4 do que o Sporting, que ascendeu ao segundo lugar, ultrapassando provisoriamente o Benfica, ao receber e bater o Paços de Ferreira por 2-0.
Etiquetas: Leixões, Liga Sagres, Porto
Diogo Sousa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.