HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 20 de abril de 2009
Os 20 clubes Europeus com a marca mais valiosa 2009
O valor da marca (brand) de um clube é actualmente o seu maior activo. O seu nome é reflexo da sua grandeza, quer desportiva, quer financeiramente, o que faz despertar as grandes empresas, sempre dispostas a apostas o seu capital em marcas que lhes gerem retorno através da publicidade. Um estudo da Brand Finance, empresa independente dedicada à avaliação de marcas, revelou recentemente qual o clubes Europeu que tem o melhor brand (marca) através do seu relatório “Most Valuable European Football Brands 2008″.

O valor conjunto das marcas dos 20 clubes que fazem parte desta tabela, estão hoje avaliados em 2.940 milhões de Euros, sendo que cerca de 51% deste valor está concentrado nos 5 primeiros lugares do ranking. Sem surpresas o actual campeão Europeu Manchester United aparece em primeiro na tabela. Segundo o relatório, o clube Inglês registou um aumento da sua marca (brand) em cerca de 25% em relação ao ano anterior, estando o seu nome avaliado em 372 milhões de Euros. Dando outra dimensão ao marketing tradicional que se praticava no futebol, a marca “Man U” é hoje conhecida à escala global.O domínio que os clubes Ingleses tem obtido nos últimos anos, também tem reflexo nesta tabela através da presença de 7 marcas do Reino Unido. Por outro lado é significativa a falta de clubes Italianos nos 5 primeiros lugares, que se explica através da crise financeira que o calcio atravessou na última década, de que lentamente vem vindo a recuperar.

fonte: futebol finance

Etiquetas:

Diogo Sousa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 12:19 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2