HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 27 de maio de 2009
Barcelona é o novo campeão europeu!



E está encontrado o vencedor da edição 2008/2009 da Liga dos Campeões: Barcelona! Os ''catalães'' levaram a melhor sobre o Manchester United ao vencerem os antigos campeões europeus por 2-0. Samuel Eto'o e o inevitável Lionel Messi fizeram os golos de uma partida que deixou a desejar.

O Estádio Olímpico de Roma foi o palco eleito para o jogo mais esperado do ano, que opunha o Barcelona ao Manchester United. Lionel Messi a Cristiano Ronaldo. Pep Guardiola a Alex Ferguson. Destes três duelos, foram claramente os ''blaugrana'' a sair por cima. O Barcelona dominou quase sempre durante os 90 minutos, enquanto o Manchester United ''cheirou'' a bola, sem criar verdadeiras situações de golo, com Rooney a ser o espelho dos ''red devils'', ao protagonizar uma má exibição.

Foi, apesar disso, o Manchester United quem começou melhor e nos primeiros 10 minutos conseguiu remates de relativo perigo. Mas apenas nesse curto período, porque logo a seguir entrava em acção o ''super-Barça''! E logo da melhor forma: no primeiro remate à baliza, o Barcelona chegaria ao primeiro golo, por intermédio do camaronês Eto'o que, a passe de Iniesta, passa por Vidic e remata forte para o fundo das redes.


Com um meio-campo recheado de médios como Xavi e Iniesta é muito difícil sofrer qualquer golo, tal a qualidade que estes dois jogadores imprimem ao futebol da sua equipa. A percentagem de posse de bola, depois do golo marcado, era da total exclusividade do Barcelona. Enquanto isso, o Manchester United corria atrás da bola.

No começo da segunda-parte, Alex Ferguson retira Anderson e coloca Carlos Tevez, numa tentativa de procurar o golo do empate. Só que a substituição revelou-se falhada, tal a dificuldade que os avançados dos ''red devils'' tinham em conseguir ter a bola na sua posse. Ainda para mais, e como já foi supracitado, com jogadores de meio-campo e também de ataque como o Barcelona tem, torna-se ainda mais complicado marcar golo. Desta forma, os ''catalães'' chegariam quase que naturalmente ao 2-0, num momento perfeito de futebol. Cruzamento milimétrico do mestre Xavi e cabeceamento (!) para o fundo da baliza de Van der Sar do pequeno grande génio Lionel Messi. Pelo golo, pelo que jogou e pelo que Cristiano Ronaldo não jogou, o argentino sentenciou qualquer dúvida que houvesse em relação ao título actual de melhor jogador do mundo...

Até final, o United não conseguiu verdadeiramente criar perigo e a vitória revelou-se, de uma maneira surpreendente, fácil para os comandados de Pep Guardiola.


O Barcelona fecha assim uma época de sonho, depois da conquista do campeonato, da Taça do Rei e agora da Liga dos Campeões (terceira na história dos ''catalães''), alcançando assim o primeiro ''triplete'' na história do clube!

fotos: uefa.com; reuters.com

Etiquetas: , , , ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 22:12 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2