HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 27 de maio de 2009
LIGA VITALIS (análise 08/09)
Com mais uma época terminada, os Mestres do Futebol farão agora, em dois posts, equivalentes à Liga Sagres e à Liga Vitalis, um resumo sobre o que mais relevante se passou ao longo destes 10 meses de temporada. Hoje, apresentamos-lhe a Liga Vitalis!

No início da temporada, Olhanense, Santa Clara, Beira-Mar, Gil Vicente e U. Leiria perfilavam-se como principais candidatos à subida; Portimonense e Feirense surgiam como ‘’outsiders’’.
Atentando à classificação final acima representada (dentro de momentos será posta), Beira-Mar, clube da cidade de Aveiro, e Gil Vicente, de Barcelos, foram claramente as decepções maiores da época 08/09 da Liga Vitalis. Ambos conseguiram resultados bons em terrenos difíceis, mas em casa, com adversários teoricamente mais frágeis, não foram capazes de vencer.

Em relação aos ‘’outsiders’’, apenas o Feirense alcançou uma classificação que, até 4 jornadas do fim, poderia ser de subida, porque o Portimonense revelou-se uma desilusão, pelo plantel que tinha, mas também pelos dois bons treinadores que por lá passaram.

Assim, os clubes de Olhão, Açores e Leiria emergiram como os candidatos sérios ao lugar mais desejado da Liga de Honra. Cedo, Olhanense e Santa Clara saltaram para os postos cimeiros e por lá ficaram durante maior parte do campeonato. Obtiveram uma regularidade impressionante, sem grandes nomes individuais mas com forte colectivo e com treinadores jovens ambiciosos. No fim, é certo, o Santa Clara não foi capaz de almejar a subida…




Na segunda metade da temporada, surdia uma equipa que, até então, permanecia nos lugares mais baixos da classificação. Eis senão que a U. Leiria. O início não foi nada favorável com Paulo Alves mas a entrada de Manuel Fernandes tornou as coisas mais fáceis. Um modelo de jogo alterado, com duas figuras a despontar: os goleadores Cássio e Carlão. Este último recentemente conotado ao Sporting Clube Portugal. A segunda volta foi tão boa que a equipa acabou por conseguir a subida de divisão, na última jornada.

Não querendo sermos injustos para com as outras importantes equipas do meio da tabela, passemos agora para as equipas que mais lutaram pela permanência na Liga Vitalis. Boavista, Gondomar e Oliveirense fizeram parte desse lote e por razões óbvias. Foram as três equipas mais fracas do campeonato, com um futebol mau e jogadores de fraca qualidade. Dos três, a Oliveirense foi mesmo a superior, e por isso conquistou um lugar entre as 16 melhores do segundo escalão do futebol português.

Falemos agora da qualidade geral da época 08/09 da Liga Vitalis. Como sempre, o que sobrou em equilíbrio faltou em qualidade. Os espectadores nos estádios também foram poucos e campos como o do agora primodivisionário U. Leiria, Estoril ou até Santa Clara estiveram às moscas, se bem que é de reconhecer o mérito dos adeptos do Olhanense, Freamunde ou Vizela que conseguiram, em determinadas alturas, encher os respectivos complexos.

Por fim, a arbitragem, que é um tema que muitas vezes passa incólume aos principais espectadores de futebol em Portugal, que atentam maior parte das vezes aos três ‘grandes’. Este ano, o caso mais escandaloso foi aquele que permitiu à U. Leiria subir: na última jornada, Feirense e Santa Clara, principal opositor dos leirienses na subida, defrontaram-se e Paulo Costa, árbitro nomeado para a final da Taça, no Domingo, decide anular um golo limpo aos açorianos, o que mais tarde levou à vitória da equipa de Santa Maria da Feira. O dinheiro que corre na Vitalis, não só em relação a árbitros como a jogadores, está muitas vezes invisível aos olhos de muita gente e espera-se que para a próxima temporada isto acabe. Declarações como as de Vítor Pereira, treinador do Santa Clara, no final jogo com o Feirense, são polémicas e o seu conteúdo pode não ser verdadeiro, contudo são precisas neste futebol onde muitos fecham os olhos!

ONZE IDEAL:
GR: Fernando (U. Leiria)
DC: Bruno Sousa (Oliveirense)
DC: Diego Gaucho (Gil Vicente)
DC: André Pinto (Santa Clara)
MD Tito (Varzim)
MDi: Oliveira (Santa Clara)
ME: Hélder B. Sousa (Vizela)
MO: Castro (Olhanense)
AV: Yazalde (Varzim)
AV: Djalmir (Olhanense)
AV: Nuno Santos (Santa Clara)

MELHORES MARCADORES:

Etiquetas:

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 17:55 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2