HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 11 de maio de 2009
Mais um! (opinião)
O FC Porto sagrou-se ontem tetracampeão do principal campeonato português. As razões do sucesso consecutivo do ''dragão'' são faladas multiplamente em tudo o que é lado e aqui não será excepção!

É inevitável: o Porto é campeão com justiça! Esta frase explica bem o fenómeno que se vai passando, ano após ano, na cidade ''invicta'', e o que vai de mal nos adversários.

O presidente Pinto da Costa é figura de proa no clube portista e apesar das acusações de corrupção que lhe são atribuídas quase diariamente, a verdade é que o Porto vai vencendo com ele no comando... Já são, em 27 anos, 17 os títulos do ''pintinho''. A forma como montou a estrutura do FC Porto permite a qualquer treinador no actual panorama português chegar e ser campeão. Estrutura que é capaz de contratar craques ao submundo ou de amenizar, digamos, os afastamentos no mínimo estranhos de jogadores ao longo da temporada. Parabéns, portanto.


Segue-se o ''mister'' Jesualdo Ferreira, que conseguiu ser o primeiro treinador português a conquistar o tricampeonato. Chegou em 2006, depois de uma saída atribulada do polémico Co Adriaanse, e tinha a tarefa de prolongar o título de campeão de 2005 e fazer boa figura na Champions. Mas, ao longo de 2006 para cá, Jesualdo fez mais do que ser campeão: montou uma equipa imparável e jogadores como Bruno Alves tornaram-se craques de classe mundial. Esta época, unanimemente, fez a melhor equipa do Porto desde o tempo de Mourinho e só um petardo de Ronaldo afastou o ''dragão'' de sonhar alto na Liga dos Campeões. A Liga Portuguesa torna-se já demasiado fácil para o Porto e... para Jesualdo!

Por fim, os artistas. No início da temporada, colocaram-se muitas dúvidas em relação ao valor dos reforços que o FC Porto tinha adquirido para substituir os ''pilares'' Bosingwa, Paulo Assunção e Ricardo Quaresma. Cedo também se percebeu que, para os reforços que tinha contratado, Jesualdo teria de inventar outro sistema táctico para este ''dragão'', e assim fê-lo. Rodríguez, que não é extremo mas sim médio, foi evoluindo jogo após jogo, Sapunaru rubricou exibições positivas, inclusivamente em Manchester, e Fernando fez rapidamente esquecer o adorado/odiado Paulo Assunção. A maior surpresa seria, porém, a aquisição de Cissokho. O defesa esquerdo foi contratado ao Vitória de Setúbal e tinha a missão de ocupar uma das maiores lacunas do Porto e conclui-a, pode-se dizer, na perfeição! É neste momento titular indiscutível dos ''dragões'' e já se fala numa hipotética saída para o Tottenham, de Inglaterra. Destaque também, claro está, para Hulk, não tão surpreendente quanto o defesa francês pelo facto de ter sido bastante elogiado aquando da sua contratação na imprensa, que é um autêntico poço de força e técnica. Os cimentados do Porto, Hélton, Bruno Alves, Raúl Meireles, Lucho e Lisandro também fazem parte do êxito da equipa e merecem todo o mérito exibido.

Haveria muito mais a falar sobre este campeão, mas não vos queremos maçar porque tem sido assim todos os anos. É o Porto e pronto!

Etiquetas: , ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 16:07 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2