Milhares de pessoas inundaram domingo as ruas do centro histórico da cidade do Porto para celebrar o tetracampeonato de futebol conquistado pelo FC Porto.
Jogadores, equipa técnica e membros da direcção portista festejaram o "tetra" em cima de um trio eléctrico, que saiu do edifício da Alfândega do Porto e terminou o seu trajecto em frente à Câmara Municipal da Invicta. O percurso dos campeões, que foi apelidado de "Via Tetra", não tinha mais de dois quilómetros de extensão, mas demorou cerca de hora e meia a fazer.
Caixotes do lixo, paragens de autocarro, andaimes, eco-pontos, tudo servia para fugir a um torcicolo e ficar à altura e mais perto dos "craques" portistas. O autocarro reservado à comunicação social abria o caminho para o do "trio dos campeões" e chegava a confundir os adeptos: "Onde está o treinador?", perguntavam alguns simpatizantes, que julgavam estar perante o autocarro da equipa técnica. Jesualdo Ferreira vinha logo atrás, juntamente com os seus jogadores, onde se destacava Raul Meireles, "dono" do microfone na maior parte do trajecto. "Campeões allez", gritava o médio portista na parte dianteira do autocarro descapotável.
Na parte de trás era Bruno Alves que dava nas vistas com o seu penteado psicadélico, além de se divertir ao molhar de champanhe as pessoas. Hora e meia depois do início do percurso, os "dragões" chegaram à Câmara Municipal do Porto, protegida pelo corpo de intervenção da Polícia de Segurança Pública. Para muitos portuenses a presença da polícia foi considerada uma afronta, motivo que, para alguns, foi suficiente para se manifestarem contra o presidente da edilidade, Rui Rio.
O trio eléctrico permaneceu parado junto ao edifício da câmara durante alguns minutos, rodeado por adeptos, entre os quais Maria Elisa, candidata à Câmara Municipal do Porto, e reconhecida simpatizante portista.
Os "dragões" seguiram então para o Estádio do Dragão, deixando os adeptos surpresos e algo tristes, já que pensavam ver o trio eléctrico fazer o sentido inverso.