HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

terça-feira, 12 de maio de 2009
Se fosse eu.....
A época terminou e com ela há vencedores (campeão, quem lutou e alcançou o objectivo UEFA, quem se salvou já da manutenção) e perdedores. Neste último lote claramente Benfica e Belenenses são os “vencedores”.

É por isso altura de começar a fazer uma avaliação, procurar perceber os erros e tentar solucionar os mesmos. Para isso é fundamental perceber também se quem está tem capacidade para inverter o rumo da situação.

Vou me focar no meu clube e tentar colocar me no papel de quem manda no futebol encarnado.

Rui Costa teve este ano a sua primeira experiência como dirigente. Figura muito estima pelos adeptos, a expectativa criada neste seu novo papel (associado ao facto de já não ser LFV o responsável directo pelo futebol) era enorme e mais ficou ainda com a contratação de jogadores de nome como Suazo, Reyes e Aimar.

Estes jogadores tiveram o cunho pessoal de Rui Costa e do novo treinador Quique Flores que ao foi na prática a 3º escolha após os falhanços na contratação de Eriksson e de Carlos Queiroz.

Confesso que fiquei satisfeito com a contratação do espanhol. Jovem, ambicioso ( e não acomodado como Eriksson) e com um trabalho interessante feito no Getafe e no Valência, tendo sido ainda antes de ser contratado, alvo de elogios por gente como José Mourinho.

Contratação boa sim sr, mas há depois o resto. Um treinador estrangeiro que chega a Portugal, não conhece a nossa realidade, não conhece o nosso tipo de futebol, não conhece a mentalidade dos nossos jogadores e dos adversários nem conhece a qualidade que cá existe. Regra geral pensam que aqui é só labregos e que o que é lá de fora é que é bom. É assim que se paga 4 milhões por um jogador com Balboa e é por isso que já no tempo de Camacho quase que se mendigava por um jogador como Soldado e por quem estavam dispostos a pagar mais de 5 milhões.

Isto não pode funcionar assim! Quem manda no futebol tem de ter um papel mais decisivo, mais de comando e não dar carta branca a quem acaba de chegar. Primeiro prova-se que sabe o que se está a fazer depois sim começa-se a dar lhe corda.

Este foi quando a mim um dos erros de Quique. Não conhecia o Benfica, não conhecia o nosso campeonato nem a forma como jogam contra os grandes.

Este plantel foi mal formado. Ficar só com Maxi no plantel é suicida. Ter Léo mas embirrar com ele (não sei quem teve razão) e ficar só com o ruinoso Jorge Ribeiro é assustador.

Pagam 5 milhões por um jogador com Sidney. Isto é ainda mais assustador! 5 milhões!!!!?? Como é possível?? É um jogador banal, que acredito que pode evoluir, mas é no momento banal e que não vale nem ¼ dos 5 milhões. Tendo Luisão, David Luiz e o miúdo Miguel Vítor é absurdo pagar por mais um central.

No meio campo, Quique nunca se entendeu. Ruben Amorim na direita e Katsouranis era o elemento mais estável aparecendo depois ora Yebda ou Carlos Martins. Faltava sempre algo. A coordenação era quase nula, os espaços centrais eram enormes e com isso os centrais sofrem que nem uns condenados.

Reyes foi sendo o mais estável e depois no ataque apostou sempre em Suazo o qual teve quase sempre a companhia de Aimar. Aqui esteve e está provavelmente o maior problema do Benfica. Jogar com Aimar é jogar quase sempre com 10.

Com tudo isto quem foi sempre posto de lado foi Cardozo (outro jogador criticado por tudo e por todos, tendo em vários jogos sido assobiado pelos próprios adeptos) e que agora em virtude da lesão de Suazo provou que é excelente para o nosso campeonato.

A realidade é que Quique tem culpas no cartório. Eu até sou adepto da estabilidade e que há que dar tempo, mas neste momento estou convicto que não tem condições para continuar e que há que mudar de rumo.

É neste sentido que digo que se fosse eu a mandar no futebol encarnado era precisamente no nome que mais se fala que eu apostava para treinador do Benfica: Jorge Jesus!

Desde há muito que sou adepto do gadelhas. É excelente tacticamente, é um líder, conhece perfeitamente o nosso futebol, tem ambição e não é um yes man. Quase todos os seus ex-jogadores falam maravilhas dele. Recordo-me de Sérgio Conceição, Jorge Andrade, Silas, ou o próprio Ruben Amorim.

Claro que para treinar um clube como o Benfica tem de mudar algumas coisas. Jorge Jesus e a língua portuguesa têm alguma dificuldade em se dar bem, é muito vaidoso e maniento (tem a mania que é o rei da táctica) e tem rapidamente de perceber que não pode vir com o choradinho da cansaço físico em virtude dos jogos da UEFA.

Mas é um grande treinador e que acredito que fará do Benfica campeão. Com ele muita coisa mudou, logo a começar pelo sistema de jogo. O 4-4-2 losango é o seu sistema de eleição e com ele jogadores como Di Maria, Balboa e Urreta não têm qualquer hipótese e Reyes terá se jogar mais avançado(que é até onde eu acho que deve jogar, à semelhança do que fazia no Arsenal) isto no caso de ficar.

Os seus avançados são regra geral bastante móveis, pelo que Cardozo será á partida carta fora do baralho (em Braga o sacrificado foi Linz) e quem ganhará com isso será Nuno Gomes que terá muito mais hipóteses de jogar.

Repito, contrataria Jorge Jesus e com ele pelo menos 2 jogares que estão com ele no Braga: Luis Aguiar e Evaldo. Luis Aguiar é perfeito para jogar em 3 das 4 posições do losango e tem um potencial de evolução ainda muito grande.
Evaldo foi quanto a mim o melhor lateral esquerdo do nosso campeonato. Forte fisicamente, marca bem, apoia bem os centrais e sobe bem no terreno. Ambos seriam excelentes contratações.

Em Portugal, tentaria também a contratação de Néné. Pelo que vi é um excelente avançado. Sou apologista da contratação de jogadores que já estão adaptados ao nosso futebol e que já provaram que cá fazem a diferença pelo que o mercado interno seria uma referência. Mas há também o mercado exterior e nele há um jogador que me enche as medidas e que actualmente está desvalorizado, pelo que o seu preço rondará os 5 milhões.

Falo de Rodrigo Palácio do Boca Juniors. Apareceu em alta, brilhou, pediam meio mundo por ele e depois eclispou-se. Mas acho-o um fantástico jogador e será até hoje o jogador mais parecido com Liedson que vi jogar.

Há muito trabalho pela frente e há mudar algumas coisas e fazer opções decisivas e corajosas. Eu se mandasse faria algumas como as anteriormente mencionadas. Rui, lê a aprende!! Aahahahhaha

Etiquetas:

Carlos Miranda & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 12:52 | # este post | # Comentários de mestre (2)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2