Confesso que não gosto do chamado defeso. E há uma razão muito simples: não há futebol. Dentro das quatro linhas, claro, porque esta é a altura ideal para jogar nos bastidores. Todos os dias vemos determinados jogadores associados a determinados clubes. Este ano até parece que a palavra crise não tem sentido. O culpado principal é Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, está fácil de ver. Em Portugal a situação é bem diferente pois existem clubes que lutam para sobreviver. Vamos por partes.
O Benfica tem sido, talvez, a equipa mais falada e tem servido de destino a possíveis contratações. O avançado argentino Saviola foi hoje oficializado para as próximas três temporadas. Assim, ficou confirmado como quarto reforço dos encarnados juntando-se a Patric, Ramires e Shaffer. Além disso, tem sido noticiado o interesse em Falcão, do River Plate, mas que não deve passar disso mesmo devido à contratação de Saviola e à mais do que provável renovação de Nuno Gomes. No sentido inverso, Katsouranis rumou ao Panathinaikos e Jose Antonio Reyes, mesmo sem regressar a Madrid, tem mercado na Europa.
No FC Porto, caso não saia ninguém também ninguém deverá entrar. Esta foi, aliás, uma mensagem passada pelo presidente Pinto da Costa. Porém, há alvos bem apetecíveis: Lisandro (Lyon), Lucho (Marselha), Bruno Alves (Inter/Barcelona) e ainda o reatamento das negociações com o Milan por Cissokho - segundo o presidente, ou os milaneses desembolsam quinze milhões de euros ou então o lateral fica no Porto. Confirmadas estão as entradas de Miguel Lopes, Silvestre Varela, Maicon, Beto e Álvaro Pereira que se juntam ao regressado Nuno André Coelho. Nos últimos dias fala-se na possibilidade de Gonzalo Bergessio, ex-jogador do Benfica e actualmente no San Lorenzo, rumar ao Dragão assim como Luis Garcia e Buonanotte. Diga-se que estes dois últimos têm sido apontados também às águias.
O Sporting iniciou hoje a sua pré-temporada. Sem nenhum reforço (Matías Fernandéz, avançado do Villareal, deverá chegar nos próximos dias) mas com três dispensas há muito definidas: Ronny, Rodrigo Tiuí e Romagnoli. O avançado equatoriano Filipe Caicedo, do Manchester City, tem sido referenciado mas tem um preço demasiado elevado. Saif Rubie, empresário do jogador, confirmou os contactos mas disse não acreditar que o Sporting tenha capacidade financeira para poder avançar para o negócio.
Em Guimarães, Nelo Vingada foi confirmado como novo treinador do Vitória depois da saída de Manuel Cajuda. O treinador português que esteve a um passo de orientar o Al-Ahly do Egipto garante ter consciência do trabalho que terá pela frente. Com a contratação de Vingada, mantém-se o facto de todos os treinadores da Liga Sagres serem portuguses. Voltamos ao início: para uns é sinal de crise, para outros é a confiança na competência dos técnicos lusos. Ou até os dois juntos. Assim corre o mercado...
Etiquetas: as voltas da bola
Ricardo Costa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.