HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 15 de junho de 2009
Confederations Cup 2009 - Grupo B

Num dia repleto de futebol pelo mundo fora foi na Suécia e na África do Sul que se jogaram as partidas mais importantes com um conteúdo mais delicioso.

O Europeu de sub-21 residente na Suécia viu uma Inglaterra reduzida cedo a 10 jogadores tirar melhor partido da sua força no conteúdo futebolístico ao vencer a Finlândia por 2-1 com golos dos jogadores mais defensivos, Cattermole (Wigan) e Micah Richards ( Man City ). No outro jogo do dia desta competição, a Espanha empatou com a Alemanha 0-0.

Na Taça das Confederações o Brasil acabou por desfazer as esperanças africanas dos homens de Cleópatra ao vencer por 4-3 com uma partida hilariante de futebol com golos por KaKa 2, Luís Fabiano, Juan pelos canarinhos e os egípcios marcaram através de Zidan 2 e Shawky.

A Itália venceu no último jogo do dia a congénere dos Estados Unidos da América por 1-3, mesmo quando a partida pareceu sorrir mais aos norte-americanos durante largo período, porém o cinismo italiano e a concepção individual do futebol assim como as decisões tomadas posteriormente por Marcello Lippi deram a vitória aos italianos que assumiram os riscos para obter os três ponto no final e passar a liderar o grupo em igualdade pontual com o Brasil.

O jogo que trazia história desde o empate 1-1 no mundial de 2006 opôs as equipas que ocupavam o 4º (Itália) e 14º (E.U.A.) lugares no Ranking FIFA.

Bob Bradley colocou em campo Howard, Bornstein, Onyewu, Dempsey, Donovan, Bradley, Clark, Demerit, Altidore, Spector e Feilhaber com Beasley, Davies e Kljestan a entrarem no decorrer da partida.

Marcello Lippi operou com Buffon, Grosso, Chiellini, Legrottaglie, Gattuso, De Rossi, Gilardino, Iaquinta, Camoranesi, Zambrotta e Pirlo, sendo que colocou em campo ainda Luca Toni, Giuseppe Rossi e Montolivo.

Uma primeira parte morna viu como acontecimentos mais importantes a expulsão de Clark após entrada, presumida como agressão, a Gattuso fora de tempo reduzindo os norte-americanos a 10 jogadores e o golo na própria baliza de Bornstein anulado a Camoranesi por posição irregular por interferência directa na jogada. O árbitro Pablo Pozo em evidência sancionou ao cair do pano uma grande penalidade devido a falta cometida por Chiellini sobre Altidore que foi convertida por Landon Donovan, fazendo assim o seu 40º golo na sua 111ª internacionalização.

Os Estados Unidos tentaram capitalizar o seu passado, quando em 1999, também na Taça das Confederações, bateu reduzido a 10 homens a Arábia Saudita, porém não estava nas cartas uma repetição de tal evento.

Diz-se que os melhores treinadores são os que sabem interpretar a partida de acordo com o que o seu banco de suplentes pode alterar a partida, e assim sendo, Marcello Lippi, de certo, congratulou-se com as alterações que efectuou, dado o seu impacto imediato quando tirou Gattuso para colocar Giuseppe Rossi e o jogador do Villarreal, por sinal ítalo-estadunidense, em breves segundos tirou um coelho da cartola e brindou Pretoria com um golo fantástico repleto de magia aos 58 minutos empatando assim a partida, 1-1.

Sendo que os primeiros 60 minutos pertenceram aos norte-americanos, a Squadra Azzurra tomou conta nos restantes 30 minutos e com maior efectividade uma vez que também souberam tirar partido da superioridade numérica e 58 + 14 minutos e novo golo de belo efeito, agora, por Daniele de Rossi virando a partida para 1-2 a favor dos italianos. Numa equipa americana mais contraída e de moral quebrada, foram os italianos que esforçaram-se por ir mais além, facto concretizado com o 1-3 pelo substituto Giuseppe Rossi, uma vez dispensado pelo Manchester United ( 12 golos em 32 jogos pelo Villarreal ).

Numa partida de riscos calculados, Lippi viu no seu talismã G. Rossi a reviravolta da partida e sustentou o ritmo de jogo através dos pés do seu Daniele de Rossi que acabou por ser eleito o melhor jogador em campo, deixando esquecidos Totti, Del Piero, entre outros.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Nelson Motta & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 22:57 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2