HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sábado, 22 de agosto de 2009
As voltas da bola: Arranque au relanti


Começo com uma estatística bem peculiar: em onze jogos disputados até ao momento na Liga Sagres - a primeira jornada completa e mais três partidas da segunda -, nove empates, cinco a zeros. Apenas duas vitórias. Honra seja feita ao Sp.Braga pois foi o autor de tal proeza: conseguiu vencer os seus jogos. O primeiro, por 1-0, frente à Académica e, agora, derrotando o Sporting, em Alvalade, por 2-1. Tem a liderança isolada, merece um destaque por isso. O que se conclui? Há, em Portugal, uma crise profunda de golos, de espectáculo, enfim, de futebol.

A primeira jornada trouxe apenas essa tal vitória do Sp.Braga. De resto, todos empataram. Os grandes, como se fossem almas gémeas, a um golo, recuperando depois de estarem em desvantagem na partida. O Sporting empatou na Madeira, frente ao europeu Nacional, num jogo em que apenas conseguiu reagir e soltar-se da estratégia montada por Manuel Machado nos últimos vinte minutos; o FC Porto não foi além de um empate em Paços de Ferreira, uma partida marcada pela expulsão de Hulk - já deu pano para mangas mas o problema passa sempre pelos critérios - e que se os pacenses tivessem vencido ninguém poderia abrir a boca de espanto; por fim, o Benfica empatou frente ao Marítimo e, embora tido um domínio muito grande, pecou na finalização.

Hoje, sábado, os bracarenses venceram o Sporting. A equipa leonina mostrou muita falta de engrenagem, algo pouco compreensível para um núcleo que se manteve da temporada anterior. No entanto, logicamente que os leões não foram riscados da corrida pois ainda estamos no ínicio da prova. Uma prova de regularidade, sobretudo. Mas, acima de tudo, a exibição com o Sp.Braga mostrou que Paulo Bento tem ainda muito que trabalhar e que aperfeiçoar - não há chama nem querer nos leões. Amanhã, os rivais têm tarefas complicadas: o Benfica, em Guimarães; o FC Porto, em casa, frente ao Nacional.

Na ronda europeia, houve chapa quatro. De forma esperada: 4-0 do Benfica frente ao Vorskla Poltava, uma modesta equipa ucraniana, numa bela exibição colectiva; 4-3 no Nacional-Zenit, um resultado que deixa tudo em aberto mas traz um certo amargo de boca porque os madeirenses possuíram vantagem de dois golos por três vezes na partida, porém não deixa de ser surpreendentemente atendendo ao poderio dos russos. No playoff de acesso à Liga dos Campeões, o Sporting empatou com a Fiorentina, a dois, em casa. Em Florença, capital do Renascimento, a equipa de Paulo Bento tem obrigatoriamente de marcar para seguir em frente. Assim vai o futebol por cá...

Etiquetas:

Ricardo Costa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 23:42 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2