HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 14 de agosto de 2009
As voltas da bola: O monopólio, o futebol e Liedson


O campeonato português está absolutamente monopolizado no que toca aos direitos de transmissões televisivos. Já não existem aquelas tardes de domingo exclusivas para o futebol. Actualmente, os oito jogos da jornada são distribuídos por quatro dias: sexta, sábado, domingo e segunda. Quase todos em horários diferentes, passados em directo na televisão. Vejamos: nesta primeira ronda, não há dois jogos que coincidam. É claro que os clubes precisam das receitas que daí advêm mas, por exemplo e sem qualquer tipo de desrespeito para com os clubes, um Belenenses-Paços de Ferreira é um jogo que deve ser jogado à luz do dia e não num dia de semana à noite.

Os adeptos perdem a oportunidade de ver futebol pois têm trabalho no dia seguinte e os clubes perdem público. Resultado: bancadas vazias. Não é este o panorama do nosso futebol? Parece-me incompreensível que a Liga Vitalis, segunda competição profissional em Portugal, comece numa quinta-feira à noite. É, para mim, difícil de perceber o porquê de não fazer o jogo no domingo à tarde ou até de manhã, tal como acontecia na temporada passada com uma partida em directo na televisão. Jogar a meio da semana não tem sentido, ainda para mais quando existem pausas prolongadas no Natal e na Páscoa que quebram o ritmo da competição - algo que tem sido melhorado, justiça seja feita.

Posto isto, vamos a outro tema da ordem do dia: a naturalização de Liedson e, principalmente, a legitimidade na sua chamada à Selecção nacional. Pessoalmente, não vejo qualquer entrave nisso pois trata-se de um caso em que ambos pretendem a mesma coisa: o jogador quer representar Portugal e a nossa Selecção há muito precisa de um digno sucessor de Pauleta, algo que Hugo Almeida e Nuno Gomes, por exemplo, não têm conseguido ser. Haverá certamente quem não esteja de acordo com esta minha opinião. Todavia, se Deco e Pepe são chamados por que razão agora seria diferente? O precedente está aberto, nada há a apontar agora.

Voltando ao tema inicial porque hoje, sexta-feira, se iniciou a Liga Sagres com um jogo entre Belenenses e Leixões, empatado sem golos. No sábado, o Sporting terá um jogo complicado na Choupana, frente ao Nacional (quarto classificado da temporada anterior). Domingo, o FC Porto desloca-se a Paços de Ferreira reeditando o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que terminou com uma vitória justa dos portistas mesmo que o Paços se tenha mostrado um osso bem duro de roer; logo após, o Benfica entra em campo para defrontar o Marítimo, partida onde não poderá contar com os reforços Ramires e César Peixoto. São as primeiras rotações do novo campeonato.

Etiquetas:

Ricardo Costa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 22:31 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2