HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

terça-feira, 18 de agosto de 2009
Frente de Ataque
A Liga Portuguesa já começou. Os principais candidatos ao título são os 3 grandes. O Porto na minha opinião parte como favorito. Perdeu 2 jogadores importantes (Lucho e Lisandro). Apesar disso tem de ser considerado o principal candidato nem que seja pelo facto de ter ganho o campeonato a temporada passada.

Quanto ao Benfica entra com grande motivação nesta temporada. Fez uma boa pré-época, com exibições interessantes e vitórias em vários torneios. Realço o facto de Jorge Jesus ter o mérito de recuperar Cardozo, que a temporada passada devido a Quique Flores passou jogos no banco. Di María é outro caso, nesta pré-época tem feito boas exibições, tendo um rendimento bem diferente daquele que tem apresentado.

O Sporting penso ser aquele que dos favoritos é o menos favorito ao título. Esta temporada até ao momento fez poucas mudanças. Pelos vistos o Sporting recuperou Miguel Veloso. Depois de uma época passada atribulada, Miguel Veloso apareceu em bom plano nos jogos contra o Twente. Liedson continua a ser a referência desta equipa. Até ao momento ainda não se viu muito de Liedson. Um dos reforços desta temporada Matias Fernandez parece-me um jogador com pormenores interessantes, ainda a se adaptar, mas que pode ser uma referência neste Sporting. Caicedo foi o outro reforço deste Sporting, ainda não se viu muito, mas no jogo contra o Twente foi um jogador que mexeu no jogo.

Passando para a jornada em si até ao momento tem sido uma jornada de empatas. Além disso houve muito poucos golos até ao momento. Foram marcados 9 golos nesta jornada, uma autêntica miséria. Sendo assim esta 1ª jornada demonstra que as equipas ainda estão mal. No seu geral esta jornada foi muito fraca. Este não é um bom indicativo para começo do campeonato.

O Braga consegue uma vitória, tornando-se o líder do campeonato, o que apaga um pouco a má imagem que deixaram nas competições europeias. Já no que diz respeito aos candidatos ao título começaram mal. Tanto Sporting, Porto e Benfica empataram. O Sporting volta a dar uma pálida imagem. O seu adversário era difícil, mas o Sporting não mostrou argumentos para fazer melhor daquilo que tinha feito na Europa. De 3 jogos disputados até ao momento o Sporting marcou através de auto-golos. Este empate acaba por ser do mal o menos. É certo que Sporting não está no seu melhor momento. Consegue este empate jogando fora e frente a um adversário que fez uma boa temporada a época passada.

O Porto empatou com o Paços de Ferreira. Não é um bom começo. No jogo da Supertaça não achei o Porto muito superior ao Paços de Ferreira. Nesse jogo a diferença foi feita através de pormenores. Este Porto parece-me adormecido neste início de temporada.

Após a boa pré-época que o Benfica fez este resultado deixa algo a desejar. É verdade também que tanto Sporting como o Porto não fizeram melhor. O Benfica sabia que podia neste jogo começar a ganhar vantagem tanto sobre ambos. O Benfica teve oportunidades suficiente para poder vencer o jogo. Não as aproveitou. É neste tipo de jogos que por vezes se começam a decidir os campeonatos. Acho que o Benfica acabou por neste jogo perder 2 pontos. Jorge Jesus veio falar num massacre que o Benfica aplicou na 2ª parte. No entanto isso não teve efeitos práticos. Era preferível não ter aplicado um massacre e ter conquistado a vitória do que o contrário. É evidente se se puder jogar bem e vencer é a situação ideal. Não foi este o caso do Benfica. De modo que há poucas razões para o Benfica ficar satisfeito com este resultado.

No campeonato conta a regularidade das equipas e da sua capacidade de quando estão mal/bem serem capazes de mesmo assim vencer. É nestes aspectos do jogo que se fazem as diferenças entre uma equipa que acaba por vencer o campeonato e daquelas que não o conseguem.

Vi o jogo da Supertaça Inglesa entre Chelsea e Manchester United. Apesar da derrota do Manchester este reagiu bem à perda de Ronaldo. Podia ter ganho a Supertaça.Foi um bom jogo tendo em conta a altura da época em que nos encontramos. Foi bem disputado, com ambas as equipas a quererem ganhar o jogo. Foram em busca de marcar golos. Por vezes, se calhar na maior parte das vezes nós por cá vimos precisamente o contrário. No jogo da Supertaça entre o Porto e o Paços de Ferreira vi duas equipas que não foram em busca do golo. Passaram demasiado tempo a se estudarem e esperando que algo acontecesse. Isto marca a diferença num futebol que se torna atractivo e num futebol que deixa algo a desejar. É verdade que os jogadores têm valias diferentes. No entanto não acho que esteja aí o problema antes na mentalidade com que se entra nos jogos.

Disputaram-se também os jogos da selecção. A selecção de sub-21 venceu a Irlanda do Norte. Foi um jogo em que Portugal dominou. Neste jogo Portugal falhou muitas oportunidades de golos. Fábio Coentrão fez um grande jogo. Esta exibição veio confirmar a boa pré-temporada que fez no Benfica. Será interessante ver que utilização irá ter no Benfica esta temporada depois de andar emprestado.

Passando para a selecção principal não sou de momento dos que apoiam Carlos Queiroz. A fase de qualificação tem sido fraca. Este amigável contra o Liechtenstein acho que não foi o melhor ensaio para a selecção. É uma equipa demasiado fraca para as dificuldades que os próximos jogos da selecção teoricamente vão trazer.
O jogo em si trouxe uma vitória esperada da selecção. O começo foi demolidor. A vitória em si é importante. O adversário tem características de se fechar muito o que traz dificuldades. No entanto não havia selecções com características semelhantes mas com outro tipo de valia, que pudessem por outro tipo de dificuldades? Tenho as minhas dúvidas que as selecções que Portugal vai enfrentar no que resta da fase de qualificação façam a mesma oposição que o Liechtenstein apresentou (ou não). Esta vitória pode trazer motivação a esta selecção. Pode também transmitir um efeito enganador. Esta vitória não quer dizer que a selecção esteja a jogar melhor. Quanto muito que neste jogo foi mais eficaz. É impressão minha ou pouco se ligou a este jogo particular da selecção?

Esta semana há competições europeias. Dos jogos que as equipas portuguesas vão disputar diz a teoria que o Benfica tem a vida quase facilitada. O Sporting como já tinha escrito vai ter que melhorar muito se quiser disputar esta eliminatória. A verdade é que no jogo contra o Nacional o Sporting voltou a mostrar o seu mau momento. Por pouco e através de um auto-golo acabou por chegar ao empate. Não se pede que o Sporting faça um grande jogo, mas também não vai ser com as exibições que tem feito que vai disputar uma eliminatória contra a Fiorentina. Continuo a dizer que o Sporting não parte como favorito à passagem. No entanto tem argumentos para poder discutir a eliminatória. Quanto ao Nacional não tem tarefa fácil frente ao Zenit.

Etiquetas:

Ruben & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 20:50 | # este post | # Comentários de mestre (2)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2