HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Quem será o artilheiro da época?

Quem sucederá a Nené no título de homem-golo na Liga Sagres? Cardozo. Liedson. Hulk. Ou até outro. Analisaremos os argumentos de cada um dos candidatos, os seus pontos fortes, os seus pontos fracos e o historial de golos.

Antes de tudo é preciso ver que para lá dos pontas-de-lança dos chamados ‘grandes’ poderá surgir uma nova surpresa como foi Nené a época passada ou Meyong em 2005/2006. Olhando para os plantéis actuais das outras equipas portuguesas, talvez Carlão, da U. Leiria, ou Baba, do Marítimo, possam intrometer-se na luta pelo título de melhor marcador. O primeiro foi um dos melhores matadores da Liga Vitalis a época passada apontando, apenas na segunda volta, já que na primeira nem sequer fazia parte do plantel, 12 golos, com uma impressionante média de 1 golo por jogo. O segundo terminou o principal campeonato português com 10 golos, e esta temporada aparece mais maduro e como principal referência atacante dos madeirenses. No entanto, os principais candidatos à conquista deste, digamos, troféu são Cardozo, Liedson, Hulk ou até mesmo Ernesto Farías.

O paraguaio tem um historial muito promissor no que toca a golos. Na primeira temporada em Portugal apontou 13 golos na Liga, na época passada apontou 17 e, se tivesse sido mais utilizado por Quique Flores, poderia, sem dúvida, chegar aos 20, ou até mais, de Nené. A pré-temporada que tem realizado mostra novamente que é um goleador puro. Aliás, é a sua principal característica. Não efectua jogos de grande qualidade e até nem é um exímio cabeceador mas quando surge a oportunidade de marcar é letal e acaba por ser sempre decisivo nas partidas envolvidas. Se estiver fisicamente bem, é, indiscutivelmente, o principal candidato a marcar mais golos na Liga Sagres.


Logo atrás de Cardozo, emerge o eterno matador Liedson. A dependência do Sporting por este brasileiro é sempre um importante argumento para que o Levezinho seja o melhor marcador. É sempre ele o homem-chave do ataque leonino e quando a bola está em sua posse o mais provável é essa entrar na baliza adversária. Apesar disso, os recentes jogos do Sporting têm mostrado um Liedson menos ágil e mortífero. Algo que se percebe derivado dos seus quase 32 anos. Menos que 15 golos fará com certeza.

Por fim, dois artilheiros no FC Porto: Hulk e Farías. É obrigatoriamente necessário ver que os dragões raramente estão dependentes de algum jogador para marcar golos. Nas últimas temporadas, apenas Benni McCarthy e Lisandro figuraram na lista de melhores marcadores. Mesmo assim, Hulk e Farías podem perfeitamente surgir na lista. Hulk, não sendo necessariamente um goleador natural, é um avançado com características muito difíceis para os defesas adversários susterem. O facto de ser ele agora o principal avançado dos tetra-campeões nacionais pode igualmente ajudar na obtenção final. Mais do que os 8 golos que fez a época transacta é um dado adquirido. Existe no FC Porto outro jogador que pode fazer frente aos restantes artilheiros. O nome Ernesto Farías é sinónimo de golos. A sua principal especificidade é o golo. É um homem de área, sempre à espreita da melhor oportunidade para finalizar. 10 tentos na temporada passada antevêem uma época 2009/2010 muito prometedora para este argentino.

Façam as vossas apostas!

PS: como já devem ter reparado, mudámos um pouco a linha editorial do blog, passando a apostar mais na opinião. Conseguimos novos cronistas que darão uma lufada de ar fresco a este espaço. Da vossa parte esperamos apenas mais interacção!

Etiquetas: , , , , , , , ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 19:05 | # este post | # Comentários de mestre (2)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2