O Sporting não foi além do empate a uma bola com o Nacional, na Choupana. João Aurélio foi a figura do jogo pois não só marcou o golo do Nacional (26m) como também o do Sporting (75m)...
Notas Mestres do Futebol:
Melhor em campo: Leandro Salino (nota 4) - Foi determinante na estratégia de Machado. Roubou bolas que se fartou...
Melhor do Sporting: Matías Fernandez(nota 3.5) - Mesmo sem ser excelente é claramente um jogador acima da média neste Sporting. Estar no banco 67 minutos é muito tempo...
Manuel Machado: (nota 4) - a sua estratégia de 3x5x2 deu frutos, tal como na temporada passada. Prevê-se um Nacional forte...
Paulo Bento: (nota 1) - o futebol pastoso do Sporting continua e colocar Matias Fernandez no banco é um tiro no próprio pé.
Pedro Proença: (nota 5) - nem se deu por ele...
O Sporting continua sem convencer neste início de temporada. Um futebol demasiado previsível e que não contou, com grande supresa, com Matigol a titular, um jogador com muito talento e que cabe de caras no onze leonino. A sua entrada, apenas aos 67m, foi uma das grandes razões do empate do Sporting.
O encontro, com um Nacional muito parecido com o da temporada passada, começou com os da casa a jogar no erro. Foi assim que, através de um canto no lado esquerdo, João Aurélio aproveitou as facilidades da defesa leonina para abrir o marcador. Até final da primeira parte, o Sporting nada fez para reagir e as equipas saíam para intervalo com o resultado favorável aos madeirenses.

No reatamento da partida, Paulo Bento promoveu duas alterações: entraram Vuckcevic e Pereirinha para as saídas de Rochemback e Abel. O futebol do Sporting melhorou substancialmente a nível ofensivo, mas seria mesmo com a entrada de Matías Fernandez que as coisas viriam a mudar.
O Nacional não se limitava a defender e a figura do jogo, João Aurélio, teve aos 54 minutos uma chance muito boa para resolver o jogo mas, isolado perante Rui Patrício, permitiu o corte em cima da linha de Carriço. O Sporting tentou responder por Liedson num canto mas Bracalli mostrou-se atento.
Seria mesmo um jogador do Nacional a fazer aquilo que os jogadores do Sporting, em 75 minutos, não conseguiram: o golo. João Aurélio (nunca esquecerá este jogo), depois de um canto da direita, interceptou mal a bola e acabou por colocá-la dentro da própria baliza.
Até final, o Sporting foi quem mais procurou o golo e tanto Yannick, Matias e Postiga podiam ter dado a vitória aos leões mas a bola acabou por não entrar. O Sporting, para além de não ter feito um único golo em jogos oficiais com um jogador seu, ainda não conquistou qualquer vitória. Para terça-feira, Paulo Bento terá de apresentar uma equipa bastante melhor para fazer frente à Fiorentina...
Resumo: