HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 4 de setembro de 2009
As voltas da bola: Hora de decidir, Portugal!


Portugal tem amanhã, na Dinamarca, um jogo fulcral para o apuramento para o Mundial 2010. Apenas a vitória poderá estar nos horizontes dos portugueses. Será, além disso, a estreia de Liedson com a camisola da Selecção de Portugal. Não é uma opção unânime, longe disso, mas a verdade é que, logo que assim foi possível, Carlos Queiroz chamou o avançado do Sporting. Para mim - e defendo-o desde o momento em que se falou na naturalização - não há qualquer problema no facto de Liedson representar a Selecção nacional pois, anteriormente, já Deco e Pepe o fizeram. Aceito que se coloquem, no entanto, duas entraves.

A primeira objecção à chamada de Liedson passa pelo aumento do número de naturalizados. Com o Levezinho, serão três e, obviamente, nenhum português quererá ver uma elevada percentagem de jogadores estrangeiros a representar o seu país. Porém, o precedente já está aberto. Caso Liedson não fosse convocado, ficaria sempre no ar uma interrogação gigantesca: por que razão puderam Deco e Pepe, se mais ninguém pode? Parece-me que existiria aqui falta de coerência e uma tremenda injustiça, acima de tudo.

Em segundo lugar pode-se falar da idade. Com trinta e dois anos, Liedson é uma solução momentânea, apenas voltada para o presente e nunca para o futuro. Além disso, se Portugal falhar a qualificação para o Mundial - é um cenário que, queiramos ou não, temos de colocar! -, o agora luso-brasileiro poucas mais oportunidades terá para se mostrar útil para a Selecção. Esta é, talvez, a causa que deixa os portugueses mais desconfiados com esta naturalização. Seja com for, quanto a mim, no momento actual, Portugal apenas tem de se preocupar em estar presente na África do Sul. Afinal, esse é o grande objectivo. E aí Liedson poderá, sem dúvida, mostrar a sua utilidade.

As mudanças empregues por Carlos Queiroz não ficam por aqui. Numa entrevista recente, o seleccionador nacional garantiu que passará a colocar a equipa num 4x4x2 em losango. É um esquema táctico novo na Selecção mas que serve... Liedson na perfeição pois gosta de jogar com um parceiro ao seu lado - tal como acontece no Sporting de Paulo Bento. Todavia, penso que não será tão bom para Cristiano Ronaldo porque, como ponta-de-lança e deverá ser essa a sua posição amanhã, não atinge o mesmo nível exibicional. A outra opção passa por colocar Ronaldo a extremo (como no Real Madrid) e, por exemplo, Nuno Gomes no apoio a Liedson. Carlos Queiroz tem a palavra.

Etiquetas:

Ricardo Costa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 21:03 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2