HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

terça-feira, 1 de setembro de 2009
Frente de Ataque
Vejo com bons olhos a transferência de Adriano do Porto para o Braga. Não percebo porque razão o Jesualdo Ferreira não fez mais uso deste jogador. Trata-se de um jogador que tem potencial para ser dos melhores marcadores da liga. Aliás já o foi. Além disso este jogador tinha sido muito útil ao Porto. Jesualdo Ferreira não contou com ele bem como o próprio Adriano sabendo disso não quis sair do Porto. Já não joga a algum tempo. Vamos a ver o que pode fazer neste Braga.

Hulk renovou o contracto com o Porto. Agora está protegido por uma cláusula de 100 milhões. É claro que o Hulk não vale essa quantia. No entanto esta é demonstrativa daquilo que é o papel deste jogador no Porto. Este tem tido uma evolução a olhos vistos de tal modo que por ventura é a maior referência do ataque do Porto. Esta cláusula faz afastar qualquer pretendente. Agora o Porto tem alguma margem de manobra para voltar a fazer um grande encaixe financeiro, mesmo sendo detentor de 50% do passe de Hulk e partindo do princípio que não se esteja a pensar em comprar os restantes 50%.

Tivemos mais uma semana europeia. No cômputo geral foi uma jornada muito negativa para as equipas portuguesas. O Benfica praticamente com a eliminatória decidida aproveitou para rodar a equipa. Apesar disso acabou por perder o jogo com o Poltava.
No playoff da Liga dos Campeões o Sporting foi eliminado. O Sporting só tem que se culpar a si mesmo. A Fiorentina nesta eliminatória revelou-se acessível ao Sporting apesar de no meu entender ter entrado nesta eliminatória como favorita. Tudo começou mal logo na 1ª mão. O Sporting poderia ter saído com outro resultado que não o 2-2. Vuckcevic também teve a sua responsabilidade. Tal atitude não dá para entender. E a equipa com isto acabou por sair prejudicada.Trata-se duma saída pela porta pequena, o Sporting que não venceu um único jogo que disputou na Liga dos Campeões. A Fiorentina foi eficaz ao aproveitar as fragilidades deste Sporting, que errou demasiado para a importância que uma eliminatória deste tipo recomenda. A arbitragem não explica tudo nem o mau estado do relvado no jogo da 2ª mão. O Sporting não se mostrou à altura da Liga dos Campeões. É certo que por ventura o jogo da 2ª mão foi o melhor que o Sporting fez na temporada. O que não deixa de ser um pouco surpreendente. Mas as boas exibições não são sinónimo de vitórias.

No jogo da 2ª mão o Sporting após uma boa 1ª parte não conseguiu responder aos ataques sucessivos da Fiorentina desde o início da 2ª parte. A Fiorentina fez uma boa entrada depois do intervalo e o Sporting limitou-se a ver jogar sem mostrar qualquer tipo de resposta.

Paulo Bento tem muito a rever e a pensar principalmente sobre como estabilizar aquela defesa que tem comprometido demasiado neste início de temporada. Talvez seja boa ideia dar um tempo de banco a Polga. Um jogador com a sua influência não pode ser um factor de grande destabilização( é claro que isto não quer dizer que em todos o jogos os Polga tenha de fazer grandes exibições).Ele mais que ninguém numa altura desta deve liderar esta equipa pela experiência que tem e pelo tempo que leva de Sporting.

O Nacional, comandado por Manuel Machado, chocou a Europa ao eliminar ao Zenit. Manuel Machado mostrou as suas qualidades nesta eliminatória. É um resultado surpreendente porque o Zenit partia como claro favorito (para não dizer único) a esta eliminatória. O Nacional soube aproveitar a vantagem que trazia da 1ª mão. Sendo assim o Nacional brilhou nas noites europeias. Isto demonstra que os vencedores são encontrados no campo e não em prognósticos. Demonstra também que equipas ditas mais pequenas podem derrubar equipas com outro tipo de capacidade e de valia. Curioso é que nenhuma televisão passou os jogos do Nacional. Já se viu que tirando os 3 grandes existe muito pouco interesse em seguir aquilo que fazem as restantes equipas portuguesas na Europa. Este jogo deveria ter tido transmissão tendo em conta que o adversário era o Zenit, uma equipa que venceu a taça uefa.

Passando aos sorteios. O grupo do Porto na Liga dos Campeões é difícil. Olhando para as equipas o Porto não é claramente um favorito à passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. A passagem à fase seguinte pela lógica será disputada entre Chelsea( o favorito), Atlético e Porto. Os grupos do Nacional,Sporting e Benfica são acessíveis principalmente o dos 3 grandes. Tanto Sporting como Benfica têm de ser considerados favoritos à passagem. O Sporting tem a oportunidade de nesta liga Europa limpar a má imagem da eliminatória frente à Fiorentina. Quanto ao Nacional se mostrar aquilo que fez perante o Zenit pode ser um favorito à passagem à fase seguinte.

Liedson foi chamado à selecção. Não se deve ficar satisfeito por qualquer selecção nacional fazer recurso a estrangeiros. Por alguma razão são selecções nacionais.
A nossa selecção não pode estar ao dispor de mercenários que pretendem fazer uso desta para se promover. Esses mercenários são mais do que suficientes nos clubes. Entendo que segundo a lei a partir do momento em que alguém tem a nacionalidade portuguesa passe a estar disponível a jogar pela selecção. No entanto deve haver critérios. Esses critérios,caso se pretenda chamar jogadores naturalizados, devem ser claros.Entendo que jogadores naturalizados, a serem chamados, devem constituir uma mais-valia para posições em que não existam alternativas de valor(ou que existam jogadores de menor qualidade).

Passando para a 3ª jornada do campeonato, o Porto venceu a Naval sem margem para dúvidas. Falcao está a mostrar ser um reforço à altura pelo menos até ao momento. Farias tem de ser destacado. Saiu do banco e marcou um golo, ele que poder ser uma boa solução saída do banco.

O Porto vai melhorando de jogo para jogo, aliás este será porventura o jogo em que o Porto não deixa margem para dúvidas. Apesar de ter ganho o Nacional com uma grande margem beneficiou do facto de o Nacional estar com 9 jogadores e de ter destabilizado a nível emocional.

O Sporting suspirou de alívio com a vitória frente à Académica. Entrou com algumas dificuldades mas com o passar do tempo foi melhorando. Yannick Djaló foi uma figura em destaque ele que desde muito cedo foi ameaçando marcar. Liedson volta aos golos o que é importante para este Sporting. Quase que apetece dizer que Liedson marcou e o Sporting ganhou. Este golo é importante para aqueles que diziam que a chamada de Liedson à selecção não se justificava devido ao seu mau momento de forma. Só que o que muitos se esquecem é que jogadores deste tipo podem aparecer de um momento para o outro. Pedro Silva e André Marques continuam a levantar dúvidas sobre a sua titularidade.Após o 1º golo o Sporting teve dificuldades em assumir o controlo do jogo, cenário esse que foi melhorando com o passar do tempo. Com a expulsão de Miguel Pedro o Sporting aproveitou para marcar o 2º golo.

O Benfica foi demolidor nesta jornada. Não há muito que se tenha a dizer. O Vitória de Setúbal foi simplesmente uma autêntica nulidade. No jogo aéreo tiveram uma autêntica catástrofe. Este Benfica tem demonstrado nos poucos jogos que fez nesta temporada que tem um ataque de muito grande qualidade(no meu ver o Benfica, chegando a esta pausa no campeonato,é claramente a equipa que está praticando melhor futebol. Esta jornada acaba por ter influência. Porque nas outras 2 jornadas o Benfica demonstrou muito pouco).Foi assim com o Marítimo onde criou muitas oportunidades de golo. No jogo com o Guimarães o Benfica esteve muitos furos abaixo daquilo que se esperava. No jogo com o Setúbal foi o que se viu. Não basta no plantel ter grandes jogadores há que fazer com que eles funcionem como equipa. Nesse campo Jorge Jesus tem o seu mérito. A temporada passada o Benfica tinha bons jogadores mas não tinha uma verdadeira equipa ( para não falar da catástrofe que foi Quique com decisões que não se entendeu).

Não sou daqueles que gostem de falar de arbitragem (que era uma coisa que não se deveria falar), este é um assunto que se fala em demasia em Portugal em vez de se discutir futebol, mas por vezes os árbitros dão razões mais do que suficientes para que se fale. Não vou falar de jogos em específico por se tratar de algo que tem acontecido com alguma recorrência. Os árbitros continuam a ser muito brandos na amostragem de cartões. Continuo a dizer que nesse aspecto deve haver tolerância zero. Se alguém comete uma falta merecedora de cartão, independentemente da cor, deve levar esse cartão, seja em que altura for. Basta um jogador entender que um árbitro está a ter um comportamento mais aberto para que comecem a suceder uma série de faltas à margem da lei e daí até se perder o controlo do encontro já se viu que vai muito pouco.

Etiquetas:

Ruben & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 15:07 | # este post | # Comentários de mestre (2)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2