HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Frente de Ataque
Fechado o mercado de transferência quero escrever sobre aquilo que se passou. Há que destacar os reforços do Real Madrid. Kaká, Ronaldo e Benzema são jogadores de valia. É certo que custaram o seu dinheiro mas não parece haver muitas dúvidas tanto do seu valor como do seu rendimento. Não sei se do ponto de vista dinheiro investido e rendimento o saldo seja positivo.

Noutras movimentações do mercado quero destacar as vendas de Robben e Sneijder. O Real Madrid vítimas das suas políticas de investimento perdeu dois grandes jogadores. Isto advém do facto de nesta temporada ter apostado em jogadores que têm o seu lugar implementado na elite do futebol internacional e que por isso valem o dinheiro que valem (Kaká e Cristiano Ronaldo). Tratam-se de jogadores que estão valorizados e que desempenhavam tanto no Milan como no Manchester United uma grande influência. Quanto a Robben (25 milhões) e Sneijder (15 milhões) são jogadores que acredito ainda não mostraram todo o seu valor. Têm no Bayern e no Inter a oportunidade para o fazer. Acabaram por ser adquiridos a um valor baixo tendo em conta aquilo que podem fazer. Sendo assim tanto Van Gaal como José Mourinho têm muito a ganhar com estas contratações.

A saída de Robben para o Bayern de Munique pode abrir a porta para Ribery vir para o Real Madrid. Tendo em conta o interesse manifestado pelo Real Madrid em Ribery e de rumores que apontam que o jogador também deseja jogar no Real Madrid esta pode ser a moeda de troca para esta contratação.

O Barcelona ocupa também lugar de destaque juntamente com o Inter. O Inter perdeu Ibrahimovic para o Barcelona e o Barcelona perdeu Eto’o para o Inter. Acho que se há equipa que ficou a perder com este negócio foi o Barcelona. São dois jogadores que são goleadores e que estão em patamares muito semelhantes. O Inter só teve a ganhar com esta transferência porque para além de contar com Eto’o ainda recebe cerca de 50 milhões de euros.

No mercado nacional tanto o Benfica como o Porto acabaram por contratar contentores de jogadores. A maior parte deles estrangeiros. Não entendo o negócio do Benfica em volta de Patric. Esta era uma posição que necessitava de reforço. Primeiro compra Patric, depois acaba por empresta-lo para o grémio com opção de compra. Enquanto isso e devido a lesão de Maxi Pereira volta a chamar Luís Filipe que já mostrou não ter qualidade para estar no Benfica. Se era para isto mais valia terem deixado Patric onde estava. Não entendo como é que em pouco tempo se consegue saber se ou jogador é bom ou não ainda mais quando se fala que este jogador tem potencial para vir a ser um bom jogador. Isto até me faz lembrar um jogador com potencial que passou pelo Benfica e foi dispensado sem se saber o porquê que dava pelo nome de Diego Souza.

O Benfica não soube onde encaixar Balboa, este jogador foi um dos caprichos de Quique, que custou cerca de 5 milhões ao Benfica. Não fez muitos jogos e Jorge Jesus também não conta com ele. Freddy Adu é um caso semelhante, muito se falou daquilo que este jogador podia fazer mas ainda não mostrou nada no Benfica. Foi emprestado ao Mónaco onde jogou muito pouco e volta esta temporada a ser emprestado ao Belenenses. Investir tantos milhões em jogadores para depois não jogarem ou acabarem por ser dispensados não é uma boa política. Também verdade seja dita que estes jogadores também não tiveram oportunidades suficientes para mostrarem aquilo que podiam fazer.

O Balboa veio devido a interesse de Quique, pagou-se bem pelo jogador e depois Quique afasta-o sem dando-lhe poucas oportunidades para jogar. Não dá para entender como se investe uma quantia considerável num jogador e actualmente este se encontre na situação em que está. Este caso tem de ter uma solução. E neste campo o Benfica não soube encontrá-la. Se o Benfica não conta com o jogador tem de arranjar maneira de o colocar em algum clube em que Balboa jogue. Neste momento Balboa não é uma solução para o Benfica e está num ponto em que vai passar mais uma temporada jogando pouco. Isto talvez possa servir como alerta para existir um pouco mais de clareza quando se faz a abordagem ao mercado de transferência. Tem de se entender que quando se vai buscar um jogador o objectivo deve ser o reforço da equipa. Estes não podem ser meros jogadores que simplesmente não jogam ainda mais quando se fala da quantia que foi dada por Balboa.

O Porto apesar das contratações acabou por vender dois jogadores importantes que foram Lucho e Lisandro. Para essas posições contracta 2 jogadores que podem dar que falar ao longo da temporada que são Belluschi e Falcao. Outra boa surpresa pode vir de Varela. Apesar de ter dito que tanto Porto como Benfica terem contracto contentores de jogadores, muitos deles porventura irão jogar pouco, a diferença faz-se que o Porto ao contrário do Benfica fez um grande encaixe financeiro com os jogadores vendidos.

O Sporting acabou por se conter contratando aquilo que no seu entender seriam necessidades da equipa. Rockemback saiu do Sporting. O Rochemback não tinha condições para continuar no Sporting. Este jogador mais não fez do que desrespeitar o Sporting. Os seus problemas com peso tornaram-se demasiado sistemáticos. Rockemback tem de entender que é um profissional de futebol e não pode de maneira nenhuma chegar a um início de época com demasiado peso. Jogadores deste tipo e com esta atitude não são bem-vindos ao futebol português.

Witsel viu o seu castigo reduzido de 11 jogos para 8. Para que não sabe este jogador foi responsável por uma entrada dura a Wasilewski que provocou a fractura da tíbia e perónio. Acho bem que entradas duras sejam punidas com penas duras. Espero que isto torne-se recorrente para de reduzir o número de entradas que podem lesionar gravemente os jogadores. Não se pode admitir entradas que nos remetem para lances de autêntica carnificina. Não acho que Witsel tenha tido a intenção de quando fez a entrada a Witsel quisesse partir uma tíbia e um perónio. Mas é certo que se vê que existe uma intenção para “magoar” o jogador adversário. Neste momento acaba a temporada para Witsel enquanto que depois de 8 jogos Wasilewski poderá continuar a jogar.

A selecção de sub-21 começou da melhor maneira a qualificação para o europeu. Oceano começa da melhor maneira. É bom que estas selecções pelos menos comecem a marcar presenças nas fases finais de mundiais e europeus. Isto só iria trazer benefícios a nível da selecção principal a nível de recrutamento de jogadores. Por vezes vejo estas selecções a jogar e deixam muitas preocupações de futuro em relação à selecção principal. Tudo o que sejam experiências a este nível (fases finais de europeus e mundiais) e uma maior regularidade nos clubes em que estão só trazem vantagens para a selecção principal.

Deco antes do jogo com a Dinamarca veio dizer que o possível aumento dos prémios de jogo por parte de Madail era uma declaração infeliz. Madail por outro lado diz que o aumento desses prémios não é necessário para os jogadores ficarem mais motivados. Se é assim porque se pensa em algo desse género numa altura destas? Que fizeram os jogadores que justificasse um aumento de prémios? Esse tipo de questões devem ser discutidas nos finais das provas e não a meio dessas. Pelos vistos pensou-se mal que um aumento dos prémios fizesse com que a selecção joga-se melhor. Uma atitude que não se entende ainda por cima numa altura em que a selecção deveria estar o mais concentrada possível nos próximos jogos e não a discutir coisas que não interessam numa altura destas.

Entendo aquilo que Kjaer quis dizer em relação a Ronaldo. É claro que é condenável aquele tipo de atitude. Também entenda-se que isso não passou de uma tentativa para limitar Ronaldo que independentemente da forma como estiver a jogar pode ter um papel influente no jogo. Foi nessa perspectiva de condicionar Ronaldo que Kjaer disse o que disse. E não vale a pena falar que aquilo que Tomasson disse sobre Liedson acabou por ser confirmar.

Não deixam de ser incrível, para não dizer preocupante, a mudança do sistema táctico numa altura destas. Como é que possível que ao fim deste tempo Carlos Queiroz tenha entendido que talvez esta seja a melhor forma de a selecção jogar? Caso não nos lembremos estamos numa fase decisiva para um apuramento que pode estar em risco. Uma mudança do sistema implica uma adaptação. Não acho que tenha sido a melhor das alturas para mudar um sistema táctico. Tem de haver mais clareza nas opções.
Portugal entrou a perder neste jogo com a Dinamarca com o 11 inicial que apresentou. Pedia-se que Carlos Queiroz devido à fraca campanha que a selecção tem feito trouxesse outro tipo de escolhas.

Não concordo com a inclusão de Pepe na posição em que jogou, com a entrada de Simão no 11 inicial, e com Ronaldo a jogar no meio do terreno. Pepe dá maior segurança a nível defensivo como médio mais recuado e a sua altura dá uma maior capacidade no jogo aéreo, no entanto é um jogador, que no meu entender, não sabe sair a jogar. Preferia que Portugal tivesse corrido o risco de meter João Moutinho em jogo, alguém que é versátil e juntamente com Raul Meireles poderiam fazer esse lugar acrescentado uma maior mobilidade e velocidade ao jogo. Nani deveria ter entrado no 11 inicial (em vez de Simão), é um jogador que tem estado num bom momento, que pode jogar nas alas e que conhece perfeitamente Ronaldo pelo tempo que tiveram no Manchester United. Não entendo também porque se deixou Liedson no banco. Um jogador que pode decidir a qualquer momento não pode ficar no banco. Trata-se de um jogador móvel que pode descair nas alas quando necessário e abrir espaços para os jogadores que vêm de trás. Para este jogo com a Dinamarca no meu entender o 11 inicial deveria ter sido este Eduardo,Bosingwa,Carvalho,Pepe,Duda,Moutinho,Meireles,Tiago,Nani,Liedson e Ronaldo.

Quanto ao jogo em si a defesa na 1ª parte teve pouco trabalho mas quando teve tremeu por tudo o que era lado. Não dá para entender devido ao facto de os jogadores que lá jogaram são experientes o suficiente para saberem da importância deste jogo.
Portugal teve várias oportunidades de golos, incrível como para além de não ter conseguido um golo ainda se desperdiçou de maneira incríveis lances flagrantes de golo. Isso só mostra que apesar de uma maior mobilidade na frente de ataque com os jogadores que iniciaram faltou alguém com um maior faro de golo.

Uma selecção que cria as oportunidades de golo que criou e não concretiza não pode esperar ou merecer estar num mundial. Já não é a primeira vez que este tipo de jogo aconteceu nesta qualificação. Portugal mostrou que apesar de ter grandes jogadores do ponto de vista individual estes no conjunto não funcionam. Não se percebe com os jogadores que estão à disposição da selecção se esteja a fazer uma fraca campanha de qualificação. No meu entender apesar de não ser um grupo fácil Portugal mesmo não tendo a melhor selecção do mundo, mesmo assim tem condições suficientes para se qualificar. Portugal com este jogo contra a Dinarmarca mostrou que tem muitas fragilidades.

As declarações de Carlos Queiroz na análise ao jogo são infelizes. Portugal não está na situação em que está devido a penalties não assinalados. Carlos Queiroz precisa acordar para a realidade. É sempre mais fácil arranjar desculpas na arbitragem do que fazer melhor. Isto quase que já se tornou hábito para desculpar os maus resultados. A culpa não é da equipa mas sim da arbitragem. Se não fossem os árbitros já se teria a qualificação assegurada. Não vai ser jogando o “lixo” para debaixo do tapete que as coisas vão se resolver. Este empate comprometeu a qualificação e pode deixar as suas marcas a nível psicológico.

Dando uma vista de olhos pelos vários grupos vemos que a qualificação para o mundial está mais difícil. O apuramento directo é praticamente impossível e actualmente tem menos 3 pontos que o 8º melhor 2º classificado. Para além de ter de ganhar os restantes 3 jogos ainda precisa que a Suécia perca pontos.

Resta agora a Portugal ganhar todos os jogos e esperar um deslize da Suécia. Os restantes jogos que Portugal tem são de extrema dificuldade, assim têm que ser encarados, visto as dificuldade que Portugal tem sentido em vencer os seus adversários. Portugal pode se ver na situação de depender da Dinarmarca, o único jogo onde é mais provável a Suécia perder pontos.

Carlos Queiroz se quiser passar aos playoffs vai ter que mudar a equipa. Esta equipa não tem dado resultado e seria muito mau continuar a apostar no mesmo. Já aqui escrevi qual seria a equipa que deveria ter iniciado o jogo frente à Dinamarca e espero que haja mudanças. A Hungria é uma selecção acessível a Portugal no entanto vão ser necessárias mudanças que já deveriam ter sido efectuados no início do jogo frente à Dinamarca.

À 3ª jornada da liga aconteceu a 1ª demissão. Ulisses Morais deixa de ser treinador da Naval por maus resultados. Não entendo esta demissão. Dos jogos já realizados a naval empatou com o Olhanense (casa) e perdeu com Belenenses(fora) e Porto(casa). Não acho que estes resultados justifiquem a demissão. Se tivermos em conta que entre o 15º (lugar da Naval) e o 6ª (Sporting) existe 3 pontos de diferença, acho que não existem razões para se demitir um treinador.

Etiquetas:

Ruben & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 15:19 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2