HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sábado, 24 de outubro de 2009
As voltas da bola: A Europa e Portugal


A Selecção nacional, primeiro. Portugal, fruto das justas vitórias sobre Hungria e Malta, ganhou direito a disputar o playoff que lhe poderá dar o acesso ao Mundial 2010. Ninguém terá ficado realmente satisfeito com o segundo lugar do grupo - onde a nossa Selecção era indiscutivelmente a mais forte - mas, após tantas dificuldades surgidas em que o Mundial pareceu apenas uma simples miragem, acaba por ser um mal menor. Aliás, é a repetição da fase de qualificação para o Euro 2008, com uma enorme diferença: aí, o segundo lugar garantia a presença na fase final. Agora, não. É exactamente por isso que agora teremos de fazer um desvio até à Bósnia - falar em bons ou maus sorteios é, nesta altura, irrelevante. Esperemos nós, todos os portugueses, que seja apenas isso: um desvio até ao destino final.

A Taça de Portugal, pelo meio. A segunda maior competição portuguesa, que apela ao espírito de união e de festa em torno do futebol, englobou, pela primeira vez esta temporada, os grandes. Sem que tenha havido surpresas, todos eles derrotaram os seus adversário - equipas secundárias. O Benfica, em Torres Novas, bateu o Monsanto por seis golos sem resposta; o FC Porto, no Dragão, repetiu o resultado-tipo frente ao Sertanense - nas últimas duas épocas havia ganho por 4-0, agora... também -; ao passo que o Sporting, frente ao Penafiel, em Alvalade, graças ao enorme talento de Liedson para resolver problemas, venceu por 3-0. Tudo normal, portanto. Tomba-gigantes, sendo que o gigante aqui poderá ser qualquer equipa da Liga Sagres, somente o Valenciano (eliminou o Olhanense, em grandes penalidades) e o Santa Clara (bateu o Marítimo, por 2-1).

As competições europeias, agora. O saldo, extremamente positivo, resulta em três vitórias e um empate. Na Liga dos Campeões, o FC Porto ganhou, é certo que após passar por algum sofrimento evitável, ao APOEL e deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final; o Benfica criou um verdadeiro recital de futebol frente ao Everton, ridicularizando os ingleses, numa vitória histórica por 5-0 e saltou para o primeiro lugar do seu grupo; também o Sporting venceu, na Letónia, o Ventspils, num 2-1 coroado com um golo extraordinário de João Moutinho, e conseguiu o pleno de vitórias que (quase) garante a presença nos oitavos; por fim, o Nacional da Madeira, mesmo tendo estado a ganhar graças ao inevitável Rúben Micael, não aguentou a pressão final do Athletic Bilbao e foi derrotado. Não fosse esse desaire e a semana europeia teria sido perfeita.

Etiquetas:

Ricardo Costa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 12:57 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2