HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

domingo, 11 de outubro de 2009
Frente de Ataque
Passam as jornadas e tudo praticamente mantêm-se igual. O Sporting de Braga ganha o seu jogo. O Benfica encontra poucas dificuldades. O Porto também ganha e o Sporting passa por dificuldades.

O Braga tem feito um bom início de temporada e vai conseguindo pontos que podem valer uma competição europeia. Uma. Este início de campeonato demonstra também que este Braga tinha capacidade suficiente para estar na Liga Europa. Apesar dessa eliminação a equipa tem reagido muito bem.

O Sporting continua com grandes dificuldades com Paulo Bento a ficar com pouca margem de manobra. No final do jogo nova assobiadela. Aconteceu conta o Hertha de Berlim em que venceram e voltou a acontecer com o Belenenses. Falta qualquer coisa a esta equipa. Tem jogadores com experiência no campeonato português. Mesmo a falta de Miguel Veloso, (nem falo em Polga que tem estado mal), explicam este empate. O Sporting teve várias oportunidades de golo que não aproveitou.

O Porto venceu o Olhanense onde Falcao volta a estar em destaque com 2 golos. Este jogador tem sido importante para o Porto. 6 golos em 7 jogos no campeonato para um reforço é bom. Teve uma boa adaptação à equipa e tem resolvido jogos. Foi importante frente ao Atlético de Madrid, num jogo em que por momentos se pensou que iria dar em empate, e volta a ser importante no jogo frente ao Olhanense.

O Benfica encontra poucas dificuldades no campeonato. Cardozo volta a marcar golos. Já aqui escrevi e volto a escrever que a temporada passada este jogador andava perdido e com a vinda de Jorge Jesus mereceu o seu jogo em grande medida. Pode-se até dizer que Cardozo tem sido um grande “reforço” deste Benfica. Neste momento o Benfica tem estado a ser muito falado devido aos jogos que tem feito enquanto o Porto apesar das vitórias vai fazendo o seu caminho sem que as “luzes” estejam muito voltadas para si. Isso é o que tem marcado a diferença entre Porto e Benfica. Não se pode dizer que o Porto esteja a jogar mal e que não seja um candidato, que o é, ao título.

Não entendo o porque de alguns jogadores terem sido chamados à selecção. Não entendo o porque de Quim não ter sido chamado enquanto Beto foi. Quim é titular, está na equipa que é a melhor defesa do campeonato, é experiente, já teve na selecção, e está motivado. Beto é um suplente no Porto. Neste momento não faz sentido deixar Quim de fora. Talvez seja uma medida para não existir um possível conflito entre Eduardo e Quim pela titularidade. Esta será por ventura a única explicação para Quim não ter sido chamado.

Nuno Assis e Pedro Mendes são outros casos. Por vezes parece que Carlos Queiroz não tem um critério claro na chamada de jogadores. Não quer dizer que estes jogadores não mereçam ser chamados à selecção. Não deixa é de ser estranho é que Carlos Queiroz não tenha convocado com eles e numa altura decisiva da qualificação passe a chama-los.

Devido aos jogos da selecção o campeonato volta a parar. Esta paragem vem em bom tempo para o Sporting. Tem tido um início de temporada muito atribulado. Em certos momentos é notória a falta de liderança na equipa. Paulo Bento bem tenta mas por vezes parece que a sua voz tem pouco efeito na equipa. Esta paragem vai permitir repensar a estratégia a adoptar.

O Sporting apesar de não deslumbrar esta temporada a verdade é que está em boa posição para se qualificar na Liga Europa. No caso do campeonato já leva uma grande desvantagem para a liderança. Não quer dizer que não venha a recuperar, porque ainda é cedo, mas nos próximos jogos não poderá ter deslizes. Isso acontecendo poderia levar a que a corrida ao título fica-se mais longe e pelo que se tem visto dos seus adversários estão em momentos bem diferentes do Sporting. Daí que nesta altura é preciso aparecer um jogador que lidere esta equipa em campo.

Têm sido grandes as saídas de treinadores. Já são 5 em 7 jornadas do campeonato. Entendo as dispensas de Vitória de Setúbal e Académica. O Setúbal sob o comando de Carlos Azenha rendia muito pouco já para não falar das goleadas e da pouca qualidade que apresentava. Quanto à Académica dum bom campeonato na época passada e com este arranque de campeonato deixou pouco a desejar. Daí que se entenda as razões da dispensa de Rogério Gonçalves. Outras dispensas não entendo. Principalmente a de Nelo Vingada. Ainda existem poucas diferenças na tabela classificativa. O Guimarães, apesar de não estar a fazer um campeonato de encher o olho, ainda pode chegar a um lugar europeu que seria o seu objectivo. Os pontos que separam o Guimarães duma competição europeia são poucos. Uma vitória e tudo altera-se. Nelo Vingada tem qualidades suficientes para dar a volta por cima e levar esta equipa a um lugar europeu. Mas por vezes passa a ideia que é mais fácil dispensar um treinador, e ir buscar outro, começando quase tudo de novo do que em encontrar uma solução para dar a volta por cima num clima de contestação.

Etiquetas:

Ruben & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 16:37 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2