HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

domingo, 15 de novembro de 2009
As voltas da bola: Carlos Carvalhal, boa solução?


Carlos Carvalhal é o novo treinador do Sporting. Boa solução? Qualquer prognóstico, nesta fase, seria um erro e uma ilação demasiado prematura. Apenas se poderá concluir o que quer que seja após algum trabalho desenvolvido. Bem diferente será perguntar se Carvalhal terá os atributos necessários para retirar o clube leonino da profunda depressão em que se encontra mergulhado. Aí, leitor, parece-me que a resposta será não: bom treinador, sem dúvida, mas não creio que tenha estaleca para treinar um clube de topo. Paulo Bento saiu porque entendeu já não ter condições para dar um abanão à equipa, colocá-la na rota das boas exibições e dos resultados.

Ao sucessor pede-se, obviamente, que corte com o passado. Tudo aquilo que não foi bem feito com Bento, tudo aquilo que era apontado ao treinador, terá de ser transformado. Convenhamos: nada, nada fácil. Também por isso, por achar que Paulo Bento era apenas uma parte do problema e que poucos no seu lugar teriam feito melhor, considero que a demissão do treinador foi uma das piores coisas que poderia ter acontecido ao Sporting. Com o mesmo plantel, haverá quem retire maior rendimento da equipa? José Eduardo Bettencourt confia que Carlos Carvalhal o faça. Residem aí, precisamente, as dúvidas que levam os adeptos leoninos a discordar desta aposta.

A primeira escolha de Bettencourt não foi, porém, o treinador bracarense mas sim André Villas Boas. Seria, também, uma aposta arriscada. Importa olhar a esse fracasso não assumido pelo presidente sportinguista. O ex-colaborador de José Mourinho apenas começou a sua carreira de técnico principal em Outubro, altura em que substituiu Rogério Gonçalves na Académica. Estranho, por isso, que, num curto espaço de tempo, se tenha tornado um treinador tão desejado. Teria condições melhores do que as de Carvalhal? Sinceramente, não creio. Villas Boas é um treinador da moda, metódico e táctico, mas nada fez até agora que justifique que seja um homem tão desejado. Tem a escola de Bobby Robson e, principalmente, Mourinho mas isso é manifestamente pouco para chegar ao topo.

Etiquetas:

Ricardo Costa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 16:37 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2