HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Crónica do Peão: Carta aberta a Simão
Meu caro:

Gostei de ler a tua entrevista ao jornal “A Bola”. A gratidão é uma qualidade rara, mas define o carácter de um homem. Mostraste que tens gratidão e carácter. Agora em Madrid, no Atlético, tens ainda o Benfica no coração e não colocas de lado o regresso.

Lembro-me, uma vez, anos atrás, dizia-me um benfiquista, como eu: “Venda-se o Simão, encaixe-se uns milhões e compre-se outro craque. Então não ganhamos ao Manchester, ao Setúbal, ao Marítimo, ao Boavista, ao Guimarães e ao Penafiel, sem ele?”. Sem ele???

Eu sei, e tu também sabes, que a memória dos homens é curta. Esqueceram-se que na vitória do Campeonato, onze anos depois, eras tu e mais 10. E com Trapattoni no banco. O “velho” Trap, lembras-te, que tem idade e currículo para não olhar a nomes – que o digam Del Piero, Totti e “tutti quanti” -, mas que te tratava como “o meu menino”.

Eu sei que não és benfiquista desde pequenino, mas aquele voo da águia que imitavas ao festejar os golos, dificilmente vou esquecer. E quando hoje endeusam Cristiano Ronaldo ou Quaresma, que dizer de ti, que mais novo ainda foste lançado às feras em Barcelona, numa altura em que Nou Camp era uma verdadeira arena romana, trituradora de jogadores e treinadores. Mesmo assim, ainda me recordo de um golo, de repentismo, ao Real Madrid.

Vieste para a Luz como um herói. Conseguiste relançar a tua carreira e essa é uma dívida que nunca pagarás ao Benfica. Mas também te estamos gratos pelo brio, pela classe, pelo estoicismo. Foste capitão, com merecimento. Engoliste com humildade a desfeita de Camacho, ao eleger Hélder como comandante supremo do “exército vermelho”.

Regressaste a Espanha, para te vingares da impaciência dos barcelonistas. Estás a lutar pelo título, ajudando o Atlético de Madrid a fazer um dos melhores inícios de campeonato dos últimos anos. Pode ser que um dia regresses. Mas se isso não acontecer, ninguém vai retirar a placa com o teu nome do lugar especial na “Nova Catedral”.

Pedro Fonseca
Editor do blogue "O INFERNO DA LUZ"
http://oinfernodaluz.blogspot.com

Etiquetas: ,

O INFERNO DA LUZ & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 23:12 | # este post | # Comentários de mestre (3)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2