HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Crónica do Peão: A culpa não morreu solteira
Estou siderado. O “caso” Meyong fez rolar cabeças ao mais alto nível. Caiu, assim, o mito da impunidade no futebol português. Recapitulemos: Meyong, avançado camaronês que fez história no Belenenses depois de ter sido o melhor marcador do campeonato na época de 2005/06, regressou ao clube do Restelo, após ter estado no Albacete e no Levante.

Chegou como herói e acabou por dar a vitória aos azuis, logo no jogo de estreia, contra a Naval 1º de Maio, da Figueira da Foz. Os homens da Naval, que não andam a dormir, descobriram que Meyong foi irregularmente utilizado, porque já tinha jogado oficialmente esta época por dois clubes, o que a legislação não permite. O Belenenses corre assim o risco de perder 6 pontos, os 3 do jogo com a Naval mais 3 de penalização. A confirmar-se, como tudo indica, esta sanção, o clube da Cruz de Cristo passa do 8º lugar, a 2 pontos das competições europeias, para o 13º lugar, a 1 ponto da descida de divisão.

Independentemente de quem tem a culpa: Carlos Janela, o secretário-técnico, ou Cabral Ferreira, o presidente da Direcção, ou qualquer outra personagem, o que há que sublinhar é que ela, a culpa, não morreu solteira. Confusos?
É natural. No futebol português, não é normal a assumpção de responsabilidades, sejam elas directivas, (por exemplo o comportamento de Gilberto Madaíl, presidente da Federação, no “caso” Scolari); sejam arbitrais, (veja-se o “no pasa nada” de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, e do árbitro Paulo Costa, depois da vergonhosa actuação deste último no Benfica-Leixões); sejam policiais, como foi o caso da responsabilidade nunca assumida das autoridades face ao comportamento da claque do FCP na Luz, época passada.

Pelo menos, no Restelo, a coisa fia mais fino. Janela foi despedido liminarmente e Cabral Ferreira demitiu-se, alegando é certo razões de saúde, mas claro que a causa foi Meyong. É pena que este exemplo não frutifique e que não tenha até efeitos retroactivos.

Se assim fosse, Carlos Freitas não saía de Alvalade impante e reconfortado; nem João Loureiro assobiaria para o ar face ao descalabro financeiro do Boavista; nem Jorge Santana, ex-presidente do V.Setúbal, teria tido o desplante de andar meses a fio a brincar aos “cowboys”. Porque é isso mesmo o futebol português, uma coboiada, um far-west sem lei, nem ordem. Vá lá que o respeitinho à Cruz de Cristo ainda é muito bonito. E lá tiveram de dar a outra face.
Pedro Fonseca
Editor do blogue "O INFERNO DA LUZ"
http://oinfernodaluz.blogspot.com/

Etiquetas: ,

O INFERNO DA LUZ & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 18:25 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2