HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 14 de abril de 2008
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS - Balanço de uma temporada Europeia em números.
Terminou a temporada Europeia para Portugal. A inglória queda do Sporting, em casa, frente ao Glasgow Rangers ditou o afastamento do último representante luso na UEFA. Com isto fecha-se o ano com a pontuação de 7.928 e um oitavo lugar garantido. Perdemos duas posições em relação ao ano transacto, que vão ter consequências daqui a dois anos com a perda de uma equipa com entrada directa na Liga dos Campeões.

No entanto, o ponto aqui a notar é que incrivelmente, ou não, esta foi a melhor temporada de sempre do Futebol Português na Europa em números absolutos. Contabilizando em termos crus que uma vitória vale 2 pontos e um empate 1 (metade nas rondas de qualificação), para o Ranking, poderemos fazer uma evolução dos pontos obtidos pelas cores nacionais nos últimos seis anos para termos uma ideia:

43—41—49—33—48—55.5

Ou seja, Portugal nunca tinha somado tantos pontos quantos esta época. Como se explica então o modesto resultado? Com a quantidade de equipas que enviámos. É que os pontos em absoluto são divididos pelo número de equipas em prova ao início da época. E se nas primeiras duas épocas (43 e 41) dividimos os pontos por apenas quatro equipas, totalizando mais de 10 pontos de ranking (e muitos deles graças às vitórias do Porto), nos três anos seguintes os mesmos pontos foram a dividir por seis equipas. Daí o decréscimo significativo. Este ano dividimos por sete equipas, o que não chegou para compensar.

Como pequeno exercício, podemos dizer que a União de Leiria, a equipa “extra” que entrou via Intertoto, somou 3.5 pontos na sua caminhada, antes de ser eliminada. Caso o Leiria não tivesse participado, Portugal teria então somado 55.5 – 3.5 = 52 pontos. Mas 52 pontos divididos apenas por seis equipas e não sete. O total seria 8.667, superior aos 7.928 actualmente conseguidos. E esta pequena diferença seria o suficiente para Portugal terminar o ano em sétimo lugar em frente à Roménia.

Conclusão: Os três grandes têm vindo a melhorar e a somar pontos. Já não é só o Porto quem garante o milho gordo na UEFA. Benfica e Sporting têm tido prestações de bom nível ao atingir a Primavera e os quartos-de-final. O Braga andou lá perto. Mas os outros pequeninos, que são eliminados à primeira e obrigam a que os pontos sejam divididos por muitos não têm ajudado. E a taça Intertoto, revelou-se, afinal, um belo desastre matemático.

Etiquetas: , ,

Musicologo & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 05:29 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2