HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 26 de maio de 2008
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS: Falta gente aqui.
Contas fechadas e encerradas no que concerne ao ranking UEFA. Os grandes destaques são obviamente a ultrapassagem da Espanha pela Inglaterra, o que acontece ao fim de dez anos de domínio Ibérico, e a ascensão e confirmação da Rússia no sexto posto. São estes os grandes poderes da Europa para a viragem da década.

E aqui importa extrapolar um pouco para perceber que países são estes. Espanha, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Rússia. O que têm de especial? O que há aqui em comum? Uma coisa mais importante que todas: população.

As ligas mais fortes da Europa são, neste momento, também as mais populosas. E isto vai sendo uma tendência em crescendo. Ligas populosas implicam estádios cheios e receitas televisivas acrescidas. Como pode Portugal encher os seus estádios semana após semana, pulverizado por apenas três clubes e com uma população ínfima? Quem tem poder de compra e prioridade para tal? É inevitável pensar que um país com 5, 6,7 ou 8 vezes mais população que nós encha muito mais facilmente estádios. É um fenómeno físico quase natural. Os que não vão num fim-de-semana vão noutro. Mas o estádio continua cheio.

Em Portugal todo e qualquer adepto faz falta! Poderia ser este o adágio. E aqui não há volta a dar. A volta que tinha de ser dada Portugal já deu: compensar a falta de receitas provenientes das pessoas por consequências provenientes de mais pessoas, mas de outros mercados. O Brasil, com duzentos milhões de habitantes, um mercado barato e com ligações privilegiadas é a solução. Importamos jogadores, exportamos talentos milionários. A qualidade faz a diferença e com ela colmatamos a falta de matéria-prima. Em lugar de termos 1 talento por cada 1000, temos 20 talentos por cada 1000 (por hipótese). A população é a mesma, muda a concentração. E isto só é possível apostando na formação e na importação.

Quanto aos estádios, esses continuarão sempre vazios, até que sejamos mesmo muitos. Porque nem de graça os enchemos.

Etiquetas: , ,

Musicologo & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 01:46 | # este post | # Comentários de mestre (1)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2