O Portugal-Suíça poderia ser apenas um jogo para cumprir calendário. Portugal já estava qualificado e com o primeiro lugar do grupo garantido. A Suíça já estava eliminada. Seria apenas um espectáculo enfadonho em que ninguém teria nada propriamente relevante a ganhar. Apenas o orgulho e o prestígio estavam em campo.
Mas este “apenas” tem muito que se lhe diga. Um árbitro mais que caseiro, com vontade de ser protagonista, e uma anfitriã, disposta a não ir para casa de mãos vazias. E isso mudou tudo.
Para Portugal foi uma excelente maneira de ver a sua segunda linha. É que só faz falta quem cá está. E se estão vinte e três convocados e não catorze é porque não podem alinhar sempre os mesmos. É preciso ter alternativas de confiança. É preciso acreditar que todos podem fazer a diferença e todos têm valor.
Por isso a segunda linha de Portugal hoje, deveria ter de chegar e sobrar para as encomendas. Dar a pele em campo, ser suficiente para ganhar o jogo, fazer de tudo para o ganhar.
O que eu vi? Uma primeira parte bem conseguida. E só não fomos para o intervalo a ganhar por manifesta infelicidade e injustiça. A verdade desportiva não esteve em campo, pelas mais variadas razões.
Na segunda, vi uma equipa apática e algo descontrolada. Desanimou, pudera. E sofreu merecidamente, pela luta que os Helvéticos tiveram ganas de querer dar.
Mas onde nos leva isto tudo? A que Portugal acaba por sofrer uma derrota escusada que nos vai tirar pontos para o ranking. E que podem servir no futuro para construir os potes para o mundial de 2010, e para a qualificação para o Europeu de 2012. É preciso ver sempre muito mais além.
Para além disso, ficamos com imagem pálida e afectada, porque se por mero acaso, os quartos-de-final correrem mal, o que deixamos na despedida são apenas duas vitórias e duas derrotas. O que seria um saldo terrível para uma selecção que tanto prometeu e aspirou ao lançar-se. Exige-se determinação para voltar a colocar este saldo positivo, e quinta-feira até passar pode saber a pouco. Há fome de vitória convincente!
Etiquetas: Causas e Consequências, Euro 2008, Portugal
Musicologo & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.