

Será o pragmatismo alemão ou fantasia espanhola que irá hoje prevalecer na final do UEFA EURO 2008?
Os números apontam como principal favorita a Alemanha. Já venceu a competição por três vezes - a última em 96 - sendo que procura o quarto título continental. Por outro lado, a selecção da Espanha parte para a conquista do segundo troféu europeu - venceu em 64 - e Luis Aragonez não quer mais uma final falhada, como em 84, e pede aos seus jogadores que acreditem no seu potencial.
Vendo, no momento, o panorama das duas equipas ao longo da competição conclui-se que o favoritismo alemão muda por completo.
A «mannschaft» teve grandes dificuldades em atravessar a primeira fase. O seu melhor jogo foi o primeiro, frente á Polónia, que se revelou uma das piores equipas da competição. Seguiu-se a derrota justa frente á Croácia, e a inexplicável dificuldade na vitória frente á Áustria.
Nos jogos do «mata-mata», a selecção comandada por Joachim Low, mostrou o porquê da Alemanha ser tão conhecida pela frieza no futebol mundial: frente à nossa selecção, marcou dois golos de bola-parada, e frente à Turquia, imagine-se, fez três remates á baliza e marcou três golos!
A defesa é o pior sector da «mannschaft» que se pode ver privada do seu capitão, Michael Ballack, que sofreu uma lesão. Podolski, Lahm, Klose e o inevitável Schweinsteiger são os mais perigosos...

Se o futebol bonito prevalecesse a Espanha concerteza venceria esta final. Ao contrário da Alemanha, a selecção de Aragonez é a única na competição que ainda não perdeu e a sua maneira de jogar é um hino ao futebol mundial. O último jogo, frente á Rússia, revelou que, para lá do futebol bonito e ofensivo, a selecção «roja» tem também grandes argumentos defensivos. Tacticamente a equipa é perfeita e Aragonez conta ainda com grandes trunfos no banco de suplentes, como...Fabregas. Nesta final a dúvida no onze titular continua: o médio criativo ou o avançado Villa que está lesionado sendo que poderá recuperar até à hora do apito inicial.
Pontos negativos, praticamente não existem nesta selecção e os melhores são jogadores são: Casillas, Sergio Ramos, Iniesta e Silva...

Veremos então se a frase mítica de Gary Lineker se confirma: «Um jogo são onze contra onze e no fim ganha a Alemanha».
O jogo inicia-se pelas 19:45, no Hernt Happel de Viena, com arbitragem do italiano Roberto Rosetti.
Poderá vê-lo na TVI, ou aqui, no MESTRES DO FUTEBOLPercurso espanhol até à final:
Percurso alemão até à final:
fotos: google.pt; pt.euro2008.uefa.comEtiquetas: Alemanha, Espanha, Euro 2008, Euro 2008 Final
Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.