Surpresa ao terceiro dia do europeu: no grupo C, a Roménia passou de patinho feio a osso duro de roer, ao empatar a zero com a França.
Tácticamente sólidos, os romenos não dominaram o jogo mas também não permitiram que os franceses criassem situações de perigo. De resto, registe-se que o primeiro remate à baliza de Lobont só aconteceu aos 56 minutos, através de Benzema, incansável mas tão ineficaz quanto Anelka (ambos seriam substituídos).
Sem qualquer brilho, o jogo só animou nos dez minutos finais, quando os romenos chegaram algumas vezes à baliza gaulesa, mas nunca com verdadeiro perigo.
Mas é a França que terá agora que prestar prova de vida, e contra as poderosas Itália e Holanda.
Melhor em campo: Malouda
A Holanda entrou hoje da melhor maneira no Euro2008 em futebol, ao vencer claramente a Itália por 3-0, em encontro da primeira jornada do grupo C da competição, disputado em Berna.
Integrados no denominado "grupo da morte", juntamente com França e Roménia, holandeses e italianos protagonizaram a melhor partida até ao momento do Europeu, principalmente os holandeses, que foram claramente superiores aos campeões do Mundo em título.
Ruud Van Nistelrooy, aos 26 minutos, colocou a sua equipa em vantagem, num lance em que os transalpinos reclamaram um eventual fora-de-jogo, mas que o árbitro auxiliar considerou que o italiano Christian Panucci, que se encontrava fora do terreno magoado, colocou em jogo o seu adversário.
A Itália acusou o golo e, volvidos cinco minutos, sofreu novo tento, desta feita por intermédio de Wesley Sneijder, enquanto Giovanni Van Bronckhorst, aos 79 minutos, sentenciou a partida.